Qual a diferença entre oriental e asiática?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Uma palavra melhor que "orientais" para falar sobre as pessoas de algum dos 50 países que formam a Ásia é "asiáticos". Sim, a palavra também coloca essa variedade de culturas em um balaio, mas pelo menos retira um pouco da carga distante, misteriosa, exótica e fetichizada que a palavra "oriental" costuma carregar.

Ásia Oriental

  • A. China.
  • B. Taiwan.
  • C. Hong Kong.
  • D. Japão.
  • E. Coreia do Sul (República da Coreia)
  • F. Coreia do Norte (República Popular Democrática da Coreia)

Outro argumento que tem ganhado força para o abandono do termo “oriental” é que ele reforça o estereótipo exótico, misterioso, comumente fetichizado e até hipersexualizado que se tem das culturas a leste da Europa.

Significado de Sino-brasileiro
Indivíduo que nasceu da mistura entre brasileiros e chineses. Algo ou alguém que tem sua origem no Brasil e na China.

O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

Para o “olá” usamos o “Kon'nichiwa”, que também significa boa tarde, e para o ''oi'' é um simples ''Yo''.

O Piauí passou a ser o Estado com maior proporção de asiáticos, com 2,3% da população total. Em Fortaleza, o aumento também foi impressionante, de 3,5 mil para 33 mil. Embora detalhes do Censo 2010 sobre nacionalidade ainda não estejam disponíveis, alguns números oficiais dão pistas para o aumento da população amarela.

Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.

O conceito de "mundo oriental", na maioria das vezes, inclui a Ásia Central, o Extremo Oriente, o Oriente Médio (também conhecido como Oriente Próximo ou Ásia Ocidental), a Ásia Setentrional e Meridional.

O continente pode ser dividido em seis regiões: Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Ásia Central, Oriente Médio, Ásia Meridional e Extremo Oriente.

De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

Os ossos nasais de pacientes que têm descendência oriental tendem a ser mais horizontais do que verticais, o que interfere diretamente na pouca altura do dorso nasal, que somada à uma ponta pouco projetada, dá a impressão do famoso nariz achatado e largo.

A expressão mundo oriental se refere às diversas culturas ou ao que está geograficamente a leste da Europa. A expressão geralmente não é usada fora do mundo ocidental, uma vez que abrange uma região enorme, variada, complexa e dinâmica, difícil de generalizar.

Kokakola

Coca-Cola se llama Kokakola en China.

Nissei é a segunda geração dos imigrantes japoneses. O filho do nissei, nascido no país em questão, é um sansei, em que “san-” significa terceira, ou seja, o issei é a primeira geração, o nissei é a segunda, e o sansei é a terceira. Nissei são os filhos de japoneses (dos Issei); cuja natalidade deu-se no Brasil.

Estima-se que no Brasil vivam cerca de 300 mil chineses. A grande maioria vive no estado de São Paulo, em especial na capital.

Um brasileiro asiático é uma pessoa nascida no Brasil de ascendência asiática. Segundo o censo do IBGE de 2010, 2,08 milhões de brasileiros declararam ser de cor amarela (de acordo com o censo, amarelos são aqueles que se declaram de origem asiática, japoneses, coreanos e chineses).

Asiáticos e índios vêm de grupo chinês de 40 mil anos, mostra DNA.

Gentílico: asiático, asiano ou ásio. Localização: A Ásia situa-se entre os continentes europeu, americano, africano e a Oceania, tendo boa parte do território localizado no hemisfério Norte.

Os japoneses tem uma forma de cumprimento diferente dos ocidentais. Nada de aperto de mão ou “beijinhos”. No Japão, a forma mais comum de cumprimento é a reverência oriental, conhecida como ojigi, que significa literalmente “arco”.