Qual a diferença entre orar e falar com Deus?

Perguntado por: abarbosa5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Orar significa falar com Deus de forma espontânea, dizendo palavras que saem do coração, e rezar significa repetir mecanicamente uma oração lida ou decorada.

Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta.

Converse com Deus
Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça. Compartilhe com Deus seus sentimentos sobre outras pessoas.

Reze antes de dormir
Ao conversar com Deus, nos desligamos dos problemas cotidianos e preparamos a nossa mente para as coisas boas que a Sua Palavra nos oferece. Durante a oração antes de dormir, foque nos agradecimentos pelo dia que passou e em colocar nas mãos de Deus o futuro que virá com o dia seguinte.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

O Salvador fez uma oração para mostrar aos discípulos como deveriam orar. Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”. Depois, Jesus disse a Seus discípulos que orassem ao Pai em Seu nome.

A oração não procura atrair Deus para nós, porque Deus “é mais interior a nós do que nós mesmos”, diz Santo Agostinho. Sua finalidade é aproximar-nos dele, e na sua distância do diálogo, tomar consciência da sua proximidade.

Josué

#1 Josué: convicção e fé
Desde pequenos ouvimos a história de Josué, que orou e o sol parou por quase um dia inteiro. Entretanto, apesar de crescermos escutando essa oração tão poderosa, não nos damos conta, efetivamente, da sua dimensão.

Jabes orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras. Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores".

Comunhão e crescimento espiritual
Orar contribui para que estejamos sempre ligados nos assuntos relacionados ao Reino de Deus e alinhados com Sua perfeita vontade. É importante também para estimular o crescimento e amadurecimento espiritual.

Se você gosta de rezar à noite, um pouco antes de dormir, você pode ter a seguinte dúvida: pode orar deitado? A resposta é sim, você pode orar deitado.

“E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.”

2 comunicar, conversar, discursar, exprimir, falar, rezar.

Comece a orar
Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é dirigir-se a Deus chamando-o pelo seu nome. Pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Sempre que quiser ou precisar falar com Deus, esse é o momento em que você deve orar. Qualquer lugar em que você precise sentir a influência de Seu amor, é onde você deve orar. Não é preciso esperar pelo momento ou lugar perfeito (ou que você esteja perfeito).

4 dicas para desenvolver o hábito de orar e crescer...

  1. Planeje-se. O dia a dia de todos nós está bastante corrido e não é raro ouvirmos as pessoas reclamando sobre a falta de tempo. ...
  2. Reserve um lugar para suas orações. ...
  3. Fuja da procrastinação. ...
  4. Utilize materiais que auxiliem.