Qual a diferença entre oração coordenada explicativa é oração subordinada causal?

Perguntado por: emuniz5 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 13 votos

A definição de conjunção explicativa parece afastar a hipótese de a apresentação de uma causa ser justificação da “ideia contida na primeira oração” e a definição de conjunção causal parece afastar a ideia de “motivo”, “razão”, que este tipo de orações também apresenta.

As orações coordenadas não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. As orações subordinadas dependem de outra oração para fazer sentido. Assim, as orações subordinadas precisam estar ligadas a uma oração principal, com a qual se estabelece sentido.

Oração subordinada adverbial causal
As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo. As conjunções subordinativas adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, etc. Exemplos: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.

Nas causais, a conjunção estabelece uma relação de causa: Ex.: Não fui à festa porque estava cansada. Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de". Na frase em questão, deduz-se que a pessoa fica melhor, se se sentar.

As orações coordenadas sindéticas explicativas expressam uma explicação sobre algo que foi referido anteriormente. Os conectivos que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois, etc. Exemplos: Descemos do carro, porque o trânsito estava parado.

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

a) Orações subordinadas adverbiais causais: exprimem uma circunstância de causa. São introduzidas pelas conjunções: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que. Exemplo: Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.

As frases explicativas são aquelas que, como o nome indica, utilizam conjunções que possuem a função de justificar ou explicar algo que foi dito anteriormente. Exemplos de frases explicativas: Hoje não irei para a aula porque estou me sentindo muito doente. Vou embora, que cansei de esperar na fila do restaurante.

Há três tipos básicos de orações subordinadas: orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Oração subordinada – é aquela que exerce uma função sintática em relação à oração principal, completando o seu sentido e sendo dependente. Para entendermos melhor, vamos observar a oração abaixo: A criança pediu que o pai a levasse ao parque. Como nós sabemos, toda oração precisa apresentar um verbo.

As orações são classificadas como coordenadas quando são independentes entre si, ou seja, quando não precisam de outra oração para serem completamente compreensíveis. Mesmo que apareçam junto de outra oração, podem ser entendidas sem ela. Veja: Comi o almoço e descansei depois.

Conjunções Causais
São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

Orações subordinadas adjetivas explicativas
Separadas por vírgulas, as orações subordinadas explicativas, como o próprio nome já indica, explicam melhor ou esclarecem o termo ao qual se referem.

Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula. e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração.

Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.

Conjunções explicativas
Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado. Vem aqui, pois preciso falar com você.

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio. São classificadas em causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais e proporcionais. Oração subordinada adverbial causal - Exprime a causa. Exemplo: Já que está nevando, ficaremos em casa.

b) A conjunção pois, quando possuir o sentido de conclusão (conjunção conclusiva), aparecerá sempre após um termo da oração a que pertence. Exemplos: Foi uma grande amiga; será sempre lembrada, pois. Diante da crise, devemos, pois, economizar.