Qual a diferença entre omeprazol e domperidona?

Perguntado por: afogaca5 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Domperidona pertence ao grupo dos medicamentos Modificadores da motilidade gástrica ou procinéticos. Omeprazol é um medicamento da classe dos inibidores da bomba de protões, usado como antiulceroso.

Tratamento da dispepsia funcional associada ou não à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE); no alívio dos sintomas dispépticos relacionados à esofagite, gastrite, úlcera, dismotilidade gastroduodenal e plenitude pós-prandial (pirose, náuseas e empachamento).

A domperidona, substância ativa do medicamento, restaura a movimentação motora do esôfago, estômago e duodeno, melhorando a digestão em todas as suas fases. Ainda possui uma potente ação antiemética (que alivia os sintomas relacionados com o enjoo, as náuseas e os vômitos).

Alternativamente à domperidona (Motilium®) o SUS oferece: metoclopramida comprimido 10 mg, solução injetável 5mg/mL e solução oral 4 mg/mL, por meio do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, que é a primeira linha de cuidado medicamentoso do sistema, sem prejuízo para o paciente.

Em relação ao uso da domperidona, em geral é utilizada até três vezes ao dia, trinta minutos antes das refeições. Porém no seu caso suspenda a medicação e procure seu médico especialista.

Domperidona não emagrece, atua acelerando o esvaziamento do conteúdo gástrico.

Domperidona é contraindicado para pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh 7 a 9) ou grave (Child- Pugh > 9). Não é necessário ajuste de dose para pacientes com insuficiência hepática leve (Child-Pugh 5 a 6). Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Domperidona pode causar insônia? Domperidona, por ser uma medicação anticolinérgico, pode causar distúrbios do sono, em sua maioria, aumento do sono.

Normalmente após 30 minutos a domperidona começa a fazer efeito.

Com base nas evidências trazidas à tona pelos estudos e alertas analisados, é importante que os profissionais da saúde e os pacientes sejam advertidos sobre os riscos associados ao uso de domperidona, visando sempre o uso racional do medicamento.

Aumento das mamas/ginecomastia, sensibilidade das mamas ao toque, galactorreia (secreção de leite em grande quantidade), amenorreia (falta ou suspensão da menstruação), dor nas mamas, menstruação irregular, distúrbios da lactação.

Peridona®, Peridal®. Peridal®. Medicamentos Genéricos: domperidona.

A dose de Domperidona deve ser a menor dose eficaz. A dose diária total é dependente do peso corpóreo. A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.

A domperidona deve ser tomada por via oral, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, ao deitar. As doses normalmente recomendadas para adultos e adolescentes com peso superior a 35 Kg, é de 10 mg, 3 vezes ao dia, não se devendo exceder a dose máxima de 40 mg por dia.

A bromoprida e a domperidona são medicações da mesma classe, ou seja de uma forma geral tem o mesmo efeito, a diferença entre elas basicamente é que a domperidona não passa à barreira hemato encefálica, diferentemente da bromoprida.

Venda sob prescrição médica.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas, comprimidos ou gotas, com o nome comercial Digesan, na forma de genérico com o nome Bromoprida ou com os nomes similares Plamet ou Fagico, por exemplo.

O Omeprazol é um dos medicamentos mais utilizados em todo o mundo e é popularmente conhecido como “protetor gástrico”.

Chá de aroeira
Alguns estudos científicos mostram que o chá da aroeira é tão eficaz quanto o omeprazol, para o tratamento da gastrite.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.