Qual a diferença entre óleo vegetal e óleo?

Perguntado por: dassis7 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Óleos vegetais possuem em sua composição alta concentração de componentes graxos (triglicerídeos) e atuam principalmente como emolientes. Já os óleos essenciais possuem alta concentração de moléculas voláteis (principalmente terpenos), portanto são utilizados majoritariamente como fragrância.

Normalmente, os óleos vegetais são extraídos de sementes e frutos, enquanto os óleos essenciais são extraídos de caule, folhas, flores e até raízes.

Óleo Vegetal: Conheça os 6 principais tipos de óleos e como...

  1. Girassol. O óleo de girassol tem vitamina E e é um ótimo antioxidante, capaz de retardar o envelhecimento precoce das células e do organismo. ...
  2. Canola. ...
  3. Coco. ...
  4. Azeite de oliva. ...
  5. Milho. ...
  6. Soja.

azeite de oliva

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E. Além de ser fonte de gordura mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde.

Óleo de canola

Óleo de canola
Está entre os óleos vegetais com menor quantidade de ácido graxo saturado, apresenta os três ômegas em sua composição e é boa fonte de vitamina E.

Óleo de canola

Óleo de canola
Com baixo teor de gorduras saturadas e um ponto de fumaça alto, o óleo de canola possui um ponto de queima que suporta melhor altas temperaturas, que pode ser considerado uma vantagem, especialmente para frituras.

Desse modo, antes de utilizar qualquer óleo vegetal, certifique-se que ele está em bom estado de conservação; dê preferência a óleos 100% naturais e puros; esteja atento aos rótulos, para ter a certeza de que não há inclusão de substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente (óleo mineral, petrolatos, conservantes, ...

A diferença entre óleos e gorduras é que os óleos são, em sua maoria de origem vegetal e líquidos à temperatura ambiente. Já as gorduras, são sólidas e podem ser de origem vegetal ou animal.

No Brasil o prazo de validade de óleos vegetais é determinado pelas indústrias produtoras que estabelecem prazos que variam entre 6 meses e 1 ano.

Óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas. Apesar de outras partes, como raízes, galhos e folhas, poderem ser utilizadas na obtenção do óleo, a extração se dá quase que exclusivamente a partir das sementes. Os óleos são formados por triglicerois (que é a união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol).

Óleo de girassol

Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, “desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas.”

óleo de coco

O melhor óleo para fritura é o de coco
Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Além da tradicional utilização na culinária como óleo de cozinha – servindo como meio de transferência de calor e sendo também absorvido pelos alimentos -, os óleos vegetais são aplicados em pinturas, em cosméticos – seja na confecção de sabonetes, cremes, shampoos, condicionadores -, em produtos farmacêuticos, servem ...

extravirgem

Tipos de óleos de cozinha e suas indicações
Basicamente, o extravirgem é mais puro que o virgem, mantendo mais sua textura, sabor e aroma. Mas, se for aquecer, o virgem é mais recomendado, porque ele é mais resistente a altas temperaturas.

Óleo mineral

O Óleo mineral 100% União Química é indicado como laxante no tratamento de prisão do ventre funcional, ou como terapia em uso tópico para pele ressecada e áspera. Ele auxilia principalmente no tratamento da prisão de ventre, e pode ser utilizado no pré operatório e no esvaziamento do cólon para a realização de exames.

Azeite de Oliva

Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. Também é rico em ácidos graxos essenciais e pode ajudar no controle do colesterol bom.

os óleos vegetais como de girassol, canola, milho e soja não possuem um valor nutricional tão rico quanto a banha de porco, mas são boas escolhas para as altas temperaturas. Quando o preparo for finalizar ou grelhar alimentos a manteiga e o azeite são os mais indicados.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

"Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas."

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

Quais são as melhores marcas de óleos essenciais

  • Laszlo;
  • Bio Essência;
  • Via Aroma;
  • Cativa Natureza;
  • WNF;
  • doTERRA;