Qual a diferença entre o Velho eo Novo Testamento?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 27 de abril de 2023
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O Antigo é datado entre 1800 a 500 a.C., enquanto o Novo Testamento foi escrito entre 50 e 100 d.C, e isso implicou em muitas mudanças nas formas de se praticar o cristianismo. No Antigo Testamento, por exemplo, a adoração a Deus era praticada nos templos, com sacrifícios de animais e ofertas de objetos.

Como todas as escrituras, o Novo Testamento ensina e testifica de Jesus Cristo e de Sua divindade. O Apóstolo João afirmou que seu propósito ao escrever seu evangelho era persuadir outras pessoas a “[crer] que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, [tenham] vida em seu nome” (João 20:31).

'Antes que Abraão existisse, eu era Jeová'. Ou seja: 'Eu sou o Deus Todo-Poderoso, o Grande Eu Sou. Eu sou o que não foi criado, o Eterno.

Revogou ou não revogou? Numa ocasião Cristo disse que não veio revogar o Velho Testamento (Mateus 5.17). Já em outra afirmou o oposto, dizendo que o Velho Testamento durou até João Batista (Mateus 11.13; Lucas 16.16).

A Lei Áurea foi decretada em 13 de maio de 1888, depois ter sido aprovada no Senado e assinada pela princesa Isabel. Essa lei decretou a abolição definitiva e imediata da escravatura no Brasil e foi resultado da forte pressão popular sobre o Império.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Sobre o Antigo Testamento
Como forma original, ele apenas está escrito em hebraico ou aramaico. Assim, os cristãos resolveram dividir o Antigo Testamento em cinco grupos diferentes: Lei, História, Poesia ou Livros de Sabedoria, Profecias e os Livros Deuteronômicos.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

O livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro dos cinco livros escritos por Moisés. Ele cobre aproximadamente vinte e cinco mil anos de história—mais do que todo o restante da Bíblia, inclusive o Novo Testamento!

A voz do Senhor ressoa no Sinai entre os relâmpa- gos e estrondos (Êx 20.18) e Deus se revela falando com Moisés (Êx 19.4; 20.19; 34.1). É neste sentido que os profetas tomam a Palavra de Deus como algo impetuoso e irresistível; por meio dela Deus se manifesta e anuncia sua vontade (Jr 14; Ez 13; Mq 1).

Olho por olho, dente por dente, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa. A expressão "Olho por olho, dente por dente", surgiu na antiguidade, onde a justiça era feita pelas mãos dos homens.

Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).

Por milhares de anos, o Velho Testamento ajudou as pessoas de fé a seguirem o plano do Pai Celestial.

No evangelho de hoje, Lucas (6,6-11) põe diante de Jesus um homem com a mão direita seca, paralisada, estirada.

Para introduzir-nos na Semana Santa, em que fazemos memória dos dias que precederam a nossa Redenção, a leitura de hoje nos apresenta também o que podemos chamar a última profecia e a última palavra do Antigo Testamento: “É melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira”, diz Caifás, sumo sacerdote em ...

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).