Qual a diferença entre o Torá e o Talmude?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Enquanto a Torá são as instruções e leis seguidas pelos judeus, o Talmude auxilia na compreensão e interpretação desses ensinamentos. O Talmude foi criado porque os ensinamentos eram passados ao povo Judeu através da Torá oral.

Assim como a Torá, a Tanah também se inicia pelos pentateucos, a diferença entre os dois é que a Tanah também se constitui por outros livros além desses. Dito isso, podemos compreender quais são os livros que compõem a Tanah.

Através das palavras da Torá, que significa ensinamento, os praticantes do Judaísmo podem aprender como agir em diversas situações.

O texto principal do Talmud é a Mishná, uma coleção de ensinamentos concisos escritos em hebraico, editados pelo rabino Yehuda, a nassi, o príncipe, nos anos subsequentes à destruição do Segundo Templo em Jerusalém.

O Talmud relata que o valor numérico hebraico (guematria) da palavra "Torá" é 611, e combinando os 611 mandamentos de Moisés com os dois recebidos diretamente de Deus somam 613.

YHWH

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.

Torá

O velho testamento é chamado pelos Judeus de Torá, e é seguido tanto pelos judeus, como por cristãos.

  • Gênesis
  • Livro do Êxodo
  • Levítico (2020)
  • Livro dos Números (2020)
  • Deuteronômio (2020)

O Tanakh é dividido em três grandes partes: a Torah (a Lei), os Nevi' im (os profetas) e os Ketuvim (os escritos, que correspondem aos livros sapienciais).

A Universidade de Bolonha (Itália) encontrou o que pode ser o manuscrito da Torá mais antigo do mundo, segundo um professor italiano que afirma que o texto sagrado foi escrito no século XII.

Codex Sassoon

O “Codex Sassoon”, ou “Códice de Sassoon”, datado do final do século 9 ou início do século 10, foi vendido por US$ 38,1 milhões (cerca de R$ 189,5 milhões) na Sotheby's de Nova York na quarta-feira (17). Acredita-se que seja a mais antiga e mais completa Bíblia Hebraica existente.

Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc. A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam. A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor".

Para os judeus mais religiosos, a Torá é um guia completo de como levar a vida, com preceitos éticos, filosóficos e jurídicos. A obra tem, ao todo, 613 normas básicas, que tratam de temas como matrimônio, não-adoração de ídolos, respeito aos mais velhos e descanso semanal.

São elas: a ortodoxa, a reformista e a conservadora. As duas primeiras, ortodoxos e reformistas, são as que mais se opõem uma à outra, sendo a terceira, conservadora, a tentativa de encontrar um meio-termo entre as outras duas.

Embora, não haja identificação clara do autor, a teologia atribui a escrita da Torá à Moisés, o profeta escolhido para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito, segundo a tradição.

O Talmud, que tem 1.500 anos, é um texto tortuoso que inclui as interpretações da Halakha bíblica, ou lei judaica, ética e narrativas repletas de digressões e discussões entre rabinos.

Autor(a)Moacir Amâncio
Nº de páginas96
ISBN85-85219-55-6
Formato16x23cm

No site do livro na internet (https://www.hamafteach.org), Retter inclui reproduções de várias cartas de aprovação e cumprimentos por sua obra que recebeu de rabinos dos Estados Unidos e de Israel.