Qual a diferença entre o tempo cronológico e psicológico?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

O tempo histórico ou cronológico obedece ao ritmo do relógio, ao tempo social. O tempo psicológico “ignora” a marcação do relógio, é interior, cronometrado pelas vivências e pensamentos de cada um.

O tempo psicológico é o tempo individual. Ao contrário do cronológico, não é igual para todos, cada pessoa (personagem ou narrador) sente a passagem do tempo de uma forma diferente. Isso significa que existe uma influência de emoções, situações, sentimentos, que determinam essa passagem do tempo.

O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.

O Tempo Cronológico é aquele relacionado à marcação objetiva da passagem do tempo. São as horas, os minutos e os segundos em que as cenas se sucedem. São os dias, as semanas e os meses em que as histórias acontecem. São também as variações dos anos e das décadas envolvendo uma trama.

Diz-se que algo é cronológico quando está organizado, listado ou descrito na ordem em que realmente aconteceu, adotando-se o tempo como referência.

Portanto, quando se fala de uma obra com tempo psicológico, estamos querendo dizer que a produção literária foi realizada com foco no interior da personagem e é o oposto do tempo cronológico.

São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.) ou abertos (ruas, vilas, cidades, etc.). Já o espaço psicológico é o ambiente interior de um personagem, ou seja, não há um espaço físico que seja revelado. Portanto, nesse caso, a história é narrada num fluxo de pensamentos, de sentimentos.

O tempo cronológico é o tempo dos relógios e dos calendários, esse tempo é medido em frações exatas e constantes de tempo: um dia tem sempre 24 horas, uma hora tem sempre sessenta minutos e um ano tem sempre 12 meses.

Se você consegue marcar o tempo em horas, dias, meses e anos, é um tempo cronológico. Ele existe em contraste com outros tipos de tempo, como o tempo histórico, que representa fatos que mudaram o curso da humanidade, e o tempo geológico, que diz respeito a eventos da formação da Terra.

Tempo cronológico e tempo histórico.

Existem dois tipos de tempo numa narrativa: Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois, ao meio dia, etc. Psicológico: É o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando, relembrando ou pensando.

Com todas as diferenças que apresentam entre si, ambos, tempo cronológico e tempo histórico, possuem grande importância para que o homem organize sua existência, e a História utiliza o tempo cronológico para organizar as narrativas que constrói.

A Cronologia (o estudo do tempo) é uma das invenções fundamentais da espécie humana! É com base neste conjunto de conhecimentos que a civilização consegue, até os dias de hoje, controlar e organizar sua vida e suas atividades.

Tempo cronológico é o tempo marcado em dias, horas, meses, anos e outros, já o tempo histórico marca os acontecimentos da humanidade.

Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaçofísico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.

Elementos da narrativa: quais são e como usar na prática?

  • enredo;
  • espaço;
  • tempo;
  • narrador;
  • personagens.