Qual a diferença entre o Tâmisa 20 e 30?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

PARA QUE TÂMISA É INDICADO? Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) é indicado para prevenir a gravidez. Tâmisa® 30 (gestodeno + etinilestradiol) é indicado na prevenção da gravidez. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

Podem ocorrer, em casos isolados, sangramento de escape (perda de pequena quantidade de sangue) e spotting, principalmente durante o início da utilização de Tâmisa 30 Sem Parar®, mas, geralmente, estes cessam espontaneamente.

Indicação. Tâmisa 30(gestodeno + etinilestradiol) é indicado na prevenção da gravidez. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

- Usuárias idosas: Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) não é indicado para uso após a menopausa. - Usuárias com insuficiência hepática: Tâmisa 20® (gestodeno + etinilestradiol) é contraindicado em mulheres com doença hepática (doença do fígado) grave.

Você deve começar a tomar Tâmisa 30 Sem Parar® de preferência no dia seguinte à tomada do último comprimido ativo do contraceptivo oral combinado anterior ou, no máximo, no dia seguinte ao intervalo habitual sem comprimidos; ou no dia seguinte após ingestão do último comprimido inerte do contraceptivo oral combinado ...

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Anticoncepcionais Hormonais
Pílula anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Injeção contraceptiva – índice de falha 0,1%; SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel – falha de 0,1%; Implante hormonal – índice de falha 0,1%;

Tâmisa® 30 (gestodeno + etinilestradiol) é um contraceptivo oral que combina 2 hormônios, o etinilestradiol e o gestodeno. Os contraceptivos orais combinados, que possuem 2 hormônios em sua composição, suprimem as gonadotrofinas, ou seja, inibem os estímulos hormonais que levam à ovulação, o que leva à contracepção.

Um ciclo comum tem 28 dias de duração. Isso significa que, como o anticoncepcional não permite a liberação do óvulo, a mulher que utiliza deste método não tem período fértil.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

Pode-se iniciar o tratamento com Tâmisa 30 entre o 2° e o 7° dia do ciclo menstrual, mas recomenda-se a utilização de método contraceptivo não hormonal (como preservativo e espermicida) nos primeiros 7 dias de administração de Tâmisa 30.

A forma comercial mais usada é o Mirena (levonorgestrel 52 mg). O DIU hormonal só suprime a menstruação em 20% das pacientes, mas é capaz de reduzir bastante o volume e a frequência menstrual nas restantes. Para saber mais sobre o DIU, leia: DIU de Cobre e DIU Mirena – Anticoncepcional Intrauterino.

Allestra 30 0,03mg + 0,075mg, caixa com 63 comprimidos revestidos.

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

Para uma minoria de pessoas, anticoncepcionais hormonais podem causar um aumento de peso. Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

Como ocorre com todos os contraceptivos orais, pode surgir, durante os primeiros meses de uso, sangramento intermenstrual irregular (gotejamento ou sangramento de escape), isto é, sangramento fora da época esperada, podendo ser necessário o uso de absorventes higiênicos.

Alexa 0,060 + 0,015mg, caixa com 24 comprimidos revestidos.