Qual a diferença entre o Sisu é o Prouni?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

O governo federal abre as inscrições para esses programas em uma sequência lógica, de forma que primeiro o estudante tente uma vaga na universidade pública (Sisu). Caso não consiga e cumpra os requisitos, pode tentar uma bolsa de estudos para faculdade privada (Prouni).

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes, matriculados ou não no ensino superior, que fizeram o Enem. Diferente do SiSU, o ProUni exige uma média mínima de 450 pontos no último Enem, além de requisitos escolares e de renda.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma totalmente informatizada do governo federal que viabiliza o acesso às universidades e institutos públicos brasileiros. As ofertas de vagas são destinadas a quem realizou a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zerou a redação.

Sabia que com 500 pontos no Enem já dá para entrar na faculdade? Confira as notas de corte, os cursos e as Bolsas de Estudo disponíveis aí mesmo na sua cidade. Se você fez 500 pontos no Enem e está difícil se classificar para o Sisu, saiba que as chances no Prouni são maiores, já que as notas de corte são mais baixas.

A nota de corte do Sisu, para qualquer curso, dificilmente fica abaixo dos 450 pontos. Em geral, cursos mais concorridos, como Medicina, ultrapassam os 800 pontos. Já outros cursos menos procurados podem ficar acima dos 500 pontos.

Quem pode se inscrever na lista de espera do Sisu
A inscrição no Sisu só é válida por uma edição.

É vedado ao estudante usar a bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita. Portanto, quem for selecionado por ambos, deve optar por um deles.

Portanto, quem quiser participar dos dois programas em um mesmo ano, pode. Caso seja selecionado para os dois, terá de escolher apenas um: ser bolsista do ProUni ou estudante de universidade pública pelo Sisu. Mas quem já tem a bolsa pode tentar uma vaga na universidade pública? A resposta é sim!

450 pontos

Só pode ser candidato ao Prouni o estudante que participou da última edição do Enem e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de nota na redação maior do que zero. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores.

Sancionado em janeiro deste ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) converte impostos não pagos por instituições privadas de ensino superior em vagas para alunos de baixa renda. Antes mesmo do ProUni, 85% do sistema privado já tinha isenção total ou parcial de tributos.

No PROUNI 2023, pode usar a nota de anos anteriores do ENEM, desde que sejam os anos de 2021 e 2022. Ah, e vale lembrar que o resultado do ENEM de 2022 será publicado no próximo dia 13 de fevereiro!

O SiSU é de graça? Sim! O estudante não precisa pagar nada para participar do sistema. O SiSU não se trata de uma prova, mas de um sistema gratuito para entrar em universidades públicas com a nota do Enem.

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2022 e tenham obtido nota maior do que zero na prova de redação, desde que não estejam na situação descrita no item 2 do Edital do Enem de 2022, que se refere ao estudante que faz o exame na condição de treineiro.

Se o estudante participou do Enem 2022 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2023/2. As inscrições são feitas no site acessounico.mec.gov.br/sisu.

450 pontos em cada uma das seguintes provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. 500 pontos na redação.

Pontos necessários para passar no Enem
Nos mais disputados, a nota mínima para entrar pode ultrapassar os 800 pontos. Já nos mais tranquilos, com cerca de 450 pontos na média geral já é possível garantir uma vaga.