Qual a diferença entre o sertanejo e a música caipira?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O gênero musical sertanejo é brasileiro e se dá por uma variação ou urbanização da musica caipira onde se originou os instrumentos como viola, acordeão e a gaita. O sertanejo atual é conhecido por suas melodias simples e melancólicas, chamado de um desenvolvimento das letras caipiras, até as letras da atualidade.

Sertanejo raiz (ou música caipira) Sertanejo romântico. Sertanejo dançante.

Foi em 1929 que surgiu a primeira música sertaneja como se conhece hoje. Ela nasceu a partir de gravações feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires de "causos" e fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e mato grossense.

A base da Paulistânia é a identidade caipira, que se reflete na cultura como um todo, principalmente na culinária, música, sotaque e estilo de vida. O ritmo musical tradicional é o sertanejo, chamado também de música caipira, sertanejo raiz ou moda de viola.

A música caipira retrata o Brasil rural através do canto e do acompanhamento da viola. Mais tarde, seriam incorporados o violão e a sanfona. Foi Cornélio Pires, compositor e empresário de Tietê (SP), que apostou pelo sucesso comercial deste gênero musical.

A temática do sertanejo caipira era especialmente baseada sobre sua vida no campo, enquanto o sertanejo universitário mudou essa temática objetivamente para agradar seu público alvo, com temas de amor e traição (ANTUNES, 2012).

O sertanejo é um estilo mais antigo, originário do interior do Brasil. Dentre seus instrumentos preferidos, estão o violão, o acordeom e a viola. Suas letras geralmente trazem temas que retratam a relação do homem com o campo e o sertão, além das diferentes abordagens sobre o amor.

Mas a cultura sertaneja vai além da música e envolve costumes, pratos típicos e indumentárias, como as peças de couro. Na música, tudo começou com a exaltação da vida do homem do campo nas cidades do interior do Brasil e na periferia urbana, especialmente de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná.

Pode-se gostar de uma dupla de sertanejo universitário como caipira. Aliás, muitas músicas antigas ficam conhecidas pois os artistas novos sempre fazem homenagens aos pioneiros.

1 – Tristeza do Jeca (1918)

A canção que tem marcada com a primeira música sertaneja é Jorginho do Sertão, sendo gravada pelo jornalista Cornélio Pires, em 1929.

Chitãozinho & Xororó

Caipira - Chitãozinho & Xororó - LETRAS.MUS.BR.

Os primeiros caipiras foram os bandeirantes, que receberam essa denominação por parte do povo guaianá que habitava a região do Médio Tietê, no interior de São Paulo.

A primeira música caipira, gravada em 1929, foi “Jorginho do Sertão”, composição de Cornélio Pires e interpretada por Caçula e Mariano.

Uma das principais características desse dialeto caipira está quando a vogal é seguida de S ou Z, portanto ciciante. Ex: rapaz, mês, nós. Quando ocorre, usa-se a vogal I, criando o ditongo AI. Diz-se, então: rapaiz, meis, nóis.

O caipirês, ou dialeto caipira, é uma linguagem oral e regional que não segue os padrões de norma culta das gramáticas da Língua Portuguesa, mas que tem, como qualquer outra língua, identidade, expressa um povo, conta sua história e expõe a cultura. AMARAL, Amadeu.

Para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa2, caipira é aquele que mora no campo ou na roça, também conhecido como matuto, roceiro. Possui também um sentido depreciativo, quem tem modos considerados rústicos, simples, grosseiros ou incultos.