Qual a diferença entre o Scalp e Jelco?

Perguntado por: abrito7 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O Jelco é um cateter intravenoso, utilizado para realização de punções venosas periféricas. Diferentemente do Scalp, é indicado para casos com maior tempo de permanência, o que permite também a infusão de grandes volumes de forma rápida.

Os scalps são compostos por agulhas com calibres 19G, 21G, 23G, 25G e 27G sendo que quanto menor o número, maior é o calibre.

Os Cateteres Flexíveis, também conhecido como “Abocath, Jelco” são cateteres de curta permanência que servem para monitorar o paciente, administração de soroterapia medicamentosa, onde são constituídos por materiais cilíndricos, canulados e perfurantes.

Quando usar scalp? Diferentemente do cateter intravenoso, o scalp borboleta deve ser utilizado para infusão de curta duração (em torno de 24 horas), de baixo volume, quando não há necessidade de manter o acesso no paciente.

Jelco 14 e 16: usado em adolescentes e adultos, em cirurgias importantes e sempre que é necessário infundir grandes quantidades de líquidos.

O Scalp é um acessório utilizado para reduzir riscos de acidentes em infusões de curta duração e coletas de sangue, garantindo maior segurança ao paciente.

1. Couro cabeludo arrancado e usado geralmente como troféu guerreiro.

Os Escalpes / Scalps bege, é indicado para veias de maior calibre, e para coletas de sangue, ou medicações em grande dosagem. Geralmente é utilizada em adultos, idosos e adolescentes.

Scalp 19 G 100 Unidades é um acessório utilizado para reduzir riscos de acidentes em infusões de curta duração e coletas de sangue, garantindo maior segurança ao paciente.

O scalp, popularmente conhecido como borboleta, é um dispositivo agulhado que é usado para fazer infusões intravenosas. Ele é indicado para procedimentos de curta duração, pois a agulha fica dentro da veia do paciente, podendo causar lesões em caso de movimentação.

Você conhece por abocath ou jelco ou outro nome? Eles são cateteres de curta permanência para administrar soroterapia medicamentosa. A agulha é utilizada para perfurar a pele até chegar ao acesso venoso, sendo retirada após a punção, mantendo apenas o cilindro flexível.

Insira a agulha com o bisel voltado para cima em ângulo de 10º a 30 º, avançando cerca de 2 cm a 3 cm dentro da veia, até obter retorno venoso (isso geralmente ocorre quando volta uma pequena quantidade de sangue pela seringa ou pelo jelco ou scalp).

Quais são as veias para coleta de sangue venoso? Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas.

O cateter venoso periférico curto agulhado é indicado para administração de medicamento de dose única, podendo permanecer até oito horas para administrar a segunda dose. Já o cateter curto sobre agulha é o dispositivo de escolha para terapêutica de até sete dias.

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta.