Qual a diferença entre o sal e AJI-NO-MOTO?

Perguntado por: acosta9 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

AJI-NO-MOTO® não tem sabor salgado e o sal não é usado para prepará-lo. O sódio em AJI-NO-MOTO® é glutamato de sódio e ribonucleotídeo de sódio, não sal (NaCl).

Deve ser utilizado em quantidade correspondente à usada de sal, em saladas, carnes, peixes, churrascos, ou em outras preparações salgadas.

Do que é feito o MSG? Hoje, o MSG (glutamato monossódico) produzido pelo Grupo Ajinomoto é produzido a partir da fermentação de ingredientes vegetais, como cana-de-açúcar, beterraba, mandioca ou milho. MSG é o sal de sódio do ácido glutâmico, um dos aminoácidos naturais mais comuns.

Realçador de Sabor Aji-Sal Pacote 250g | Pão de Açúcar. Sal refinado iodado, realçador de sabor glutamato monossódico e antiumectantes dióxido de silício e fosfato tricálcico.

Utilização: O Amaciante de Carne Ajinomoto® pode ser usado em todos os tipos de carnes vermelhas. O produto deve ser aplicado entre 30 min e 1 hora antes do preparo. 30 g de produto amacia 1 kg de carne.

Ingredientes: Sal grosso iodado, Realçador de Sabor Glutamato Monossodico e Antiumectante Aluminio Silicato de Sódio.

Tempero Ajinomoto Pet 100g
R$ 10,49 un.

Quais são os substitutos?

  • Gengibre. O gengibre tem uma forte ação digestiva e elevado potencial antioxidante. ...
  • Orégãos. Os orégãos são uma das ervas aromáticas mais utilizadas na cozinha, e podem substituir o sal sem qualquer prejuízo da qualidade da tua alimentação. ...
  • Alecrim. ...
  • Açafrão. ...
  • Cardamomo. ...
  • Salicórnia. ...
  • Gomásio.

Os condimentos naturais devem ser utilizados como substitutos para a maioria dos temperos prontos. Por isso, as especiarias naturais como orégano, alecrim, manjericão, manjerona e salsinha desidratadas são indicadas para uso no preparo de refeições, junto ao sal.

AJI-NO-MOTO® é amplamente utilizado para intensificar e melhorar os sabores umami em molhos, caldos, sopas e muitos outros alimentos. Também pode ser considerado uma alternativa saudável ao sal de cozinha, contendo apenas um terço do sódio.

O glutamato monossódico pode ser adicionado em pequenas quantidades em preparações caseiras, sendo importante evitar o consumo juntamente com o sal, para evitar o excesso de sódio nas comidas, um mineral que, quando em excesso, está relacionado com o aumento da pressão arterial.

Enfim, listamos alguns alimentos importantes para você ter energia durante o trajeto, se liga:

  • Água. Primeiramente, a água é o alimento mais importante na sua viagem, pois ela vai te deixar hidratado e com o organismo equilibrado. ...
  • Barra de cereal. ...
  • Proteína. ...
  • Snacks. ...
  • Oleoginosas e frutas secas.

O Grupo Ajinomoto está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo.

Sal fino: é o recomendado para carnes com cortes mais finos como bife. A ideia é utilizar sal fino para cortes mais finos e sal grosso para cortes mais grossos ou até mesmo com a peça inteira.

O uso correto do sal
Em relação às marinadas, não é diferente. É preciso dosar bem o sal, e há ainda outro cuidado: o momento ideal de salgar a marinada é alguns minutos antes do cozimento. Se colocado com muita antecedência, o sal, além de cozinhar a carne, pode ressecá-la.

O sal grosso é a maneira mais comum e “simples” de se temperar carne. Apesar de ser apenas um ingrediente, é preciso saber exatamente o quanto de sal grosso você coloca na carne, pois não vai querer que fique salgada demais, certo? Para cada quilo, use 2 colheres de sopa de sal e espalhe bem.

A indústria teve uma boa ideia ao inventar um salgante sem sódio, que contém apenas potássio. O sal sem sódio tem a capacidade de salgar os alimentos sem o acréscimo do elemento que aumenta a pressão arterial de muitos.

sal rosa do Himalaia

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

– Para manter a saúde do coração, já que a hipertensão é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, a dica é usar temperos naturais, como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, limão e louro, no lugar do sal.

No nosso corpo, o glutamato monossódio funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. "É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde".

O glutamato monossódico também pode ajudar a harmonizar os sabores de suas receitas equilibrando a acidez e o amargor presentes em alguns alimentos. Além de ter o glutamato tem a propriedade de ajudar na digestão, estimulando a salivação e a sensação de saciedade.