Qual a diferença entre o sal de cozinha e o sal de vaca?

Perguntado por: iarruda . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

– O sal que compramos no mercado é basicamente cloreto de sódio (fornecendo Cloro e Sódio), enquanto o sal mineralizado que fornecemos aos bovinos é uma mistura de mais de uma dezena de sais e óxidos para fornecer vários elementos minerais: cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, manganês, cobre, zinco, iodo, cobalto e ...

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Ele contém todos os minerais essenciais à vida humana: cálcio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cobre, ferro, manganês, selênio, iodo cobalto e zinco, que são os minerais contidos no sal verdadeiro. E quando você começa a fazer uso desse sal, melhora a saúde e desincha o corpo.

Caso alguém tenha alguma dúvida, segue a resposta de um nutricionista animal sobre essa questão de nutrição humana: O sal para gado deve ser usado apenas pelos animais. Tanto o sal comum (um dos ingredientes do sal mineralizado vendido pelas empresas), como o próprio sal mineralizado.

O sal marinho não refinado, em seu estado bruto, principalmente aquele conhecido popularmente como “sal de córrego”, é repleto de minerais e iodo no estado orgânico (I2), melhor assimilável pela glândula tireóide.

O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem. Com isso, a necessidade de consumo de sal surge.

Uso da mistura mineral
O sal comum (NaCl), por ser palatável e bem aceito, é um importante veículo para ingestão de outros minerais, sendo então incorporado na proporção de 30% a 50% da mistura total.

Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.

Sal light. Composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, é a melhor opção para os hipertensos – o quilo sai, em média, 10 reais.

Sal marinho
O sal marinho, como o próprio nome sugere, é o tipo de sal que resulta da evaporação da água do mar. Ele não passa pelo processo de refinamento, o que o torna mais puro. Também, costuma apresentar um sabor menos salgado que o sal refinado.

A indústria teve uma boa ideia ao inventar um salgante sem sódio, que contém apenas potássio. O sal sem sódio tem a capacidade de salgar os alimentos sem o acréscimo do elemento que aumenta a pressão arterial de muitos.

O SAL DE VACA contém todos os minerais essenciais à vida humana: cálcio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cobre, ferro, manganês, selênio, iodo cobalto e zinco, que são os minerais contidos no sal verdadeiro.

Sal Marinho é de granulometria uniforme e fina, sem a adição de iodo.

Como já citamos, existem três tipos mais usados no Brasil: o sal mineral, o sal proteinado e o sal proteico energético. A sua escolha deve ser baseada nas seguintes características: a fase do gado, a qualidade da forrageira oferecida, e em quais meses do ano aquele tipo será oferecido.

Além do sal mineral, existem também o sal proteinado, a ureia, virginiamicina e monsensina sódica. Todos esses suplementos e aditivos fazem parte da pecuária e demonstram resultados positivos com o uso. Inclusive, o sal proteinado pode ser preparado na propriedade: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

Sal light tem menos sódio que sal refinado e grosso
O sal grosso passa por um processo de moagem com o objetivo de reduzir o tamanho dos cristais de sal, enquanto o refinado é alvo de um processo químico de aquecimento e refinamento, perdendo os traços de minerais que antes estavam presentes.

Cor do Sal
Muitos pensam que, para ser o verdadeiro sal, é preciso que ele tenha cor escura – isto não é verdade! O sal em pedra pode sim parecer um pouco mais escuro, mas, quando quebrado em pequenos pedaços, pode-se ver o quão cristal ele é.