Qual a diferença entre o romantismo e realismo?

Perguntado por: icarvalho2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Resposta: De uma forma bem pequena, o romantismo fala mais do amor perfeito, a mulher e o amor são enaltecidos nesse gênero; já o realismo traz a nossa realidade(obviamente): nem sempre o amor é lindo e perfeito, a mulher não chega a ser desvalorizada, mas também não chega a ser valorizada.

Realismo e Romantismo
O Realismo surgiu como oposição ao Romantismo. As ideias do Romantismo pregavam uma realidade repleta de dramas, utopia, tragédias e emoções intensas. O Realismo, por sua vez, contrariamente ao subjetivismo e idealismo romântico, tinha uma forma de expressão mais objetiva.

Sob vários aspectos, o romance romântico continha uma boa dose de realismo, na medida em que procurava comunicar ao leitor o sentimento de realidade, por meio da observação exata do mundo e dos seres. Os românticos são os verdadeiros fundadores do realismo na ficção contemporânea.

Oposição aos ideais românticos
O realismo foi um movimento oposto ao Romantismo, escola literária anterior que tinha como principais características a subjetividade, o individualismo, a fuga da realidade e a idealização da vida e de seus personagens.

As principais características do Realismo remetem a uma oposição ao movimento artístico anterior, o Romantismo. Nesse sentido, opondo-se à idealização amorosa, os realistas representavam figuras humanas profundas, que fugiam aos estereótipos de herói, da amada ou do vilão, típicos dos românticos.

Características do realismo
Valorização da objetividade e dos fatos. Impessoalidade, apagamento das ideias do autor. Descrições de tipos sociais ou situações típicas. Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social.

O romantismo é um movimento artístico e cultural que privilegia as emoções, a subjetividade e o individualismo. Contrário ao objetivismo e as tradições clássicas de perfeição, ele apresenta uma visão de mundo centrada no ser humano com destaque para as sensações humanas e a liberdade de pensamento.

Madame Bovary

Para a literatura, costuma-se postular como marco inicial do realismo o romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, publicado em 1857.

O Romantismo foi um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX. O Romantismo foi um movimento que se voltou para os valores da burguesia. O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX.

substantivo masculino Sentido do real; apego à realidade, ao concreto; atitude prática de quem encara de frente a realidade, evitando que abstrações ou fantasias intervenham em sua conduta; senso comum, bom senso: enfrentar uma situação difícil com realismo.

A diferença entre "romantismo" e "Romantismo" é que a primeira palavra infere às ações românticas e agir de maneira sentimental, adorando a figura amada. Já o "Romantismo" infere a um período literário, no qual existiam algumas fases. São as três gerações Românticas.

Podemos verificar que o Realismo revela: I senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro. II o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos.

Romance Romântico – Destacam-se os ideais cavalheirescos, a idealização da mulher e o heroísmo. Romance Realista – Os temas são influenciados pelo cientificismo da época, sendo carregado de críticas sociais.

O Realismo tem como objetivo representar a realidade vivida pela sociedade, fazendo críticas a temas sociais. A linguagem usada é direta e objetiva, ao contrário do subjetivismo encontrado no Romantismo.

O realismo surgiu na segunda metade do século 19. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica. O próprio romantismo, aliás, surgido no início do mesmo século, já vinha abandonando o idealismo, como se pode ver na obra do francês Victor Hugo, que não apresentava essa tendência em seus livros.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

O movimento realista reflete seu tempo, na busca por uma linguagem mais clara e verossímil, ao passo que questiona os princípios e padrões burgueses.

O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas. Dessa forma, o autor mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.

A linguagem do realismo é baseada na realidade do cotidiano comum, marcada pela tendência ao cientificismo e a oposição ao romantismo. Os escritores do realismo não utilizavam a subjetividade como forma de expressão em suas obras.