Qual a diferença entre o polvilho doce e azedo?

Perguntado por: orodrigues9 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Tanto o doce quanto o azedo são fabricados a partir da decantação da mandioca, no entanto, o polvilho doce passa apenas pelos processos de secagem e moagem, enquanto o polvilho azedo passa por um processo de fermentação antes de ser moído, o que resultará em um sabor mais ácido e intenso.

O polvilho azedo não contém gorduras e é livre de glúten, por isso, pode ser utilizado no dia a dia de pessoas com doença celíaca, ou que pretendem diminuir o consumo dessa proteína.

O principal fator para a classificação do produto nas duas versões é o teor de acidez, que é cinco vezes mais alta no polvilho azedo do que no doce, como explica a Caldo Bom, uma das empresas do Paraná que distribui polvilho. Essa diferença surge a partir dos processos de fabricação de cada um deles.

Além de conferir sabor, o polvilho doce também melhora a textura de muitas receitas, conferindo elasticidade aos pratos. Sabendo disso, pode participar do preparo de bolos, pães doces, biscoitos, sequilhos e tapiocas.

O que é melhor: TAPIOCA ou POLVILHO AZEDO? Sem dúvidas o polvilho azedo. A tapioca é sim um alimento bom, mas nela contém conservantes que fazem mal para a saúde, por isso deve ser consumida eventualmente. O polvilho azedo não tem conservantes, então pode ser consumido todos os dias.

De cara a gente pode adiantar que polvilho doce não tem nada a ver com açúcar, assim como o azedo não se refere a algo estragado. A diferença é no tipo de ingrediente e nas suas propriedades, mas fica tranquilo porque o TudoGostoso explica tudo que você precisa saber sobre o tema nas próximas linhas.

O polvilho, por ser uma fécula, não contém fibras e é um alimento com um baixíssimo valor nutricional, podendo ser considerado inferior, inclusive, à farinha de trigo branca refinada.

Amido de mandioca (polvilho ou fécula de mandioca)
A maioria dos cozinheiros recomenda substituir uma colher de sopa de amido de milho por dois colheres de amido de mandioca (polvilho).

Polvilho doce
Se estivermos falando do polvilho doce da marca Amafil, temos um produto com um teor ligeiramente mais baixo de carboidratos – o alimento possui 17 g a cada porção de uma colher de sopa ou de 20 g. Já se a porção do produto for de 100 g, calculamos que o teor de carboidratos seja equivalente a 85 g.

Protege a saúde do coração
Dessa forma, a fécula de mandioca ajuda a prevenir problemas como a pressão arterial elevada e o acúmulo excessivo de colesterol LDL (mau).

Se for consumido em exagero, ele pode levar ao ganho de peso. Mas se for consumido de forma moderada, como parte de uma dieta balanceada, ele não vai afetar o peso.

Um dos motivos que podem fazer seu pão de queijo ficar duro e seco é a falta de leite na massa. Algumas pessoas falam por aí que dá para fazer o pão de queijo sem o leite e realmente dá, porém você deve saber que se esse pão de queijo não consumido logo, ele vai secar e endurecer em poucas horas.

É a forma seca da tapioca fresca. Consiste em pó branco e fino, encontrado em duas versões: no polvilho azedo, o amido passa por uma fermentação antes da secagem, já no doce ele apenas seca. Este ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo, tradicional receita mineira.

Quando comemos um pão de queijo com aspecto borrachudo, significa que ele foi feito com polvilho doce. O polvilho azedo é feito a partir da fermentação do decantado da mandioca. Antes de secar, o decantado sofre fermentação e, em seguida, é seco e moído.

Conhecida também como goma, ámido ou polvilho doce, a fécula de mandioca é um pó fino, branco, sem cheiro e sem sabor, que tem mais de 800 usos. A maior utilização da fécula de mandioca ocorre na indústria, especialmente na de tecidos, de papéis, de colas, de tintas, de embutidos de carne, de cervejas e de alimentos.

Quando ela secar – ao sol, no caso dos que seguem o método artesanal – dará origem ao polvilho doce, também chamado de goma, que é o que é usado para fazer a tapioca (Confira a receita! ) Quando essa decantação é mais longa – até uns 20 dias – acontece a fermentação, que então dá origem ao polvilho azedo.

Também conhecida como goma ou polvilho, a fécula da mandioca tem inúmeras utilizações por diferentes indústrias como a alimentícia, farmacêutica e têxtil. A fécula de mandioca pode ser obtida tanto industrialmente quanto em casas de farinha. Polvilho doce e fécula são tecnicamente o mesmo produto.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

Em comparação com a tapioca, o pão integral acaba se destacando em termos nutricionais. Isso porque ele tem um teor mais alto de fibras alimentares - nutrientes que garantem saciedade, auxiliam na digestão, no controle do índice glicêmico e do colesterol.