Qual a diferença entre o pneu 175 65 e 175 70?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Olha, Alexander, você pode colocar o pneu 175/65 no lugar do 175/70, mas várias coisas vão se alterar no seu carro. Em primeiro lugar, ele vai ficar mais baixo, melhorando a estabilidade. Em contrapartida, o pneu tem perfil mais baixo, tornando o carro mais duro, absorvendo menos as imperfeições do piso.

O pneu 175/70R14 84T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 70 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível. Por outro lado, um carro com pneu menor gera menos gasto. O tamanho e o peso são condições que interferem diretamente nesse consumo.

Poder, pode. Mas, alguns problemas poderão vir desses pneus de perfil mais elevado. Um deles é o centro de gravidade do automóvel que vai ficar mais alto, comprometendo um pouco a estabilidade.

Dessa maneira, você pode utilizar o pneu 175 70 r13 para Celta, por ser mais largo, ele terá uma maior área de contato com o solo, o que dará mais aderência, estabilidade e segurança.

A medida do pneu 175/70R13 significa que o pneu possui uma largura de 175 milimetros, que é banda de rodagem (área do pneu em contato com o solo) e uma altura (lateral do pneu) de 70% desse valor, ou seja, 123 milimetros sendo um pneu radial (R) (isto é, R significa o tipo de construção do pneu radial e não o raio).

A medida do pneu 175/75R13 significa que o pneu possui uma largura de 175 milímetros, uma altura de 75% dessa largura, ou seja, 131 milímetros, e é do tipo radial (R), indicando o tipo de construção do pneu.

Como os eixos vão ficar com pneus de medidas distintas, a troca não é adequada. E o problema nem é a mudança das medidas, já que o perímetro do pneu 175/70 fica dentro da tolerância de até 3% de mudança recomendada pelas fabricantes. O que não pode é deixar pneus de tamanhos diferentes em cada eixo.

Indice de carga e velocidade
O pneu 175/65R14 82T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

O primeiro número 185, indica a largura da banda de rodagem. O 70 significa a altura da seção do pneu – que nesse caso é 70% da medida da largura nominal do pneu. Em seguida, vem a letra R, que é do tipo de construção, que neste exemplo que demos é a radial.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Além do perigo contido nessa modificação do utilitário, a mudança de tamanho dos pneus também pode gerar uma inconstância no hodômetro do carro. Um aumento excessivo dos pneus faz com que o velocímetro registre uma velocidade inferior a que o automóvel realmente está andando, podendo acarretar em infrações de trânsito.

Ao reduzir o perfil, endurecemos os flancos do pneu assim como endurecemos a suspensão de maneira geral e perdemos o conforto de condução. Além disso, um perfil mais baixo é mais crítico em buracos, perdendo a capacidade de absorvê-los.