Qual a diferença entre o Pentateuco e a Torá?

Perguntado por: vevangelista9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Entre os judeus é chamado de Torá, uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento, instrução, ou literalmente Lei, uma referência à primeira secção do Tanakh, os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica. O Pentateuco é, para os cristãos, a totalidade dos cinco primeiros livros da Bíblia.

O rabino explica ainda que a Torá é um guia prático para os judeus, possuindo 613 mandamentos. Através das palavras da Torá, que significa ensinamento, os praticantes do Judaísmo podem aprender como agir em diversas situações.

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.

Torá

O velho testamento é chamado pelos Judeus de Torá, e é seguido tanto pelos judeus, como por cristãos.

  • Gênesis
  • Livro do Êxodo
  • Levítico (2003)
  • Livro dos Números
  • Deuteronômio

Rabino

Ele é chamado Rabino e não possui necessariamente um status social diferenciado que lhe dê privilégios. Apesar da existência de tribunais para a lei judaica, a autoridade religiosa recai sobre os textos sagrados, dos quais o "Torá" é o mais importante.

O Tanakh é dividido em três grandes partes: a Torah (a Lei), os Nevi' im (os profetas) e os Ketuvim (os escritos, que correspondem aos livros sapienciais). A Torah possui cinco livros , os Nevi'im oito e os Ketuvim onze: Torah: Gênesis (Bereshit)

Torá é o livro sagrado do Judaísmo. São 5 livros escritos por Moisés segundo a tradição. Equivale (com muitas ressalvas) ao Pentateuco (5 livros) das bíblias cristãs. O Talmude é uma compilação de ensinamentos explicativos da Torá.

Para os judeus mais religiosos, a Torá é um guia completo de como levar a vida, com preceitos éticos, filosóficos e jurídicos. A obra tem, ao todo, 613 normas básicas, que tratam de temas como matrimônio, não-adoração de ídolos, respeito aos mais velhos e descanso semanal.

Trata-se dos cinco primeiros livros bíblicos. Neles se narram a criação, a libertação do povo de Deus que era escravo no Egito, o crescimento da nação escolhida, os dez mandamentos da lei, dentre outros acontecimentos.

O Pentateuco, contendo os primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), funciona como uma “locomotiva” que, ao invés de puxar, empurra e faz avançar todo o Antigo Testamento.

Datação. Início da escrita no final do século VIII AC, depois adições e alterações ao texto até o Século III AC 163. Alguns relatos do Êxodo datam do século VIII AC. Estes textos são retrabalhados e concluídos a partir do século VI AC.

A Universidade de Bolonha (Itália) encontrou o que pode ser o manuscrito da Torá mais antigo do mundo, segundo um professor italiano que afirma que o texto sagrado foi escrito no século XII.