Qual a diferença entre o pensamento de Thomas Kuhn e Feyerabend?

Perguntado por: rgodinho3 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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A diferença entre ambos se deve a que, enquanto Popper conhecia somente a história da ciência de segunda mão, Kuhn era um historiador profissional da ciência. Contudo, seu prestígio entre seus colegas historiadores é muitíssimo menor que entre os leigos.

Kuhn propôs que a transição para a maturidade, para a fase científica, de uma disciplina envolve o reconhecimento, por parte dos pesquisadores, de uma realização científica exemplar, que defina de maneira mais ou menos clara os principais pontos de divergência da fase pré-paradigmática.

Sua principal obra chama-se “Contra o Método”, e seus principais conceitos são o anarquismo epistemológico, o pluralismo metodológico, contra-regra, contra-indução e o tudo-vale.

O que Kuhn designa de ciência normal será o período em que se actua dentro de um dado paradigma que é perfilhado por uma comunidade científica. Os cientistas avançam, neste período, dentro dos problemas que o paradigma assumido permite detectar.

A filosofia de Karl Popper - o racionalismo crítico - é apresentada. Para ele todo o conhecimento é falível e corregível, virtualmente provisório. O conhecimento científico é criado, construído e não descoberto em conjuntos de dados empíricos.

Segundo Feyerabend, o anarquismo epistemológico é uma maneira de indicar a “direção” do progresso da ciência. É, em verdade, uma alternativa em relação aqueles que pensam que para falar do progresso na ciência precisamos fazer jus a ordem e a lei.

A Contribuição de Feyerabend
Esta ampla formação o faz um forte crítico e debatedor da filosofia da ciência. Sua principal contribuição está num amplo conceito, do qual ele próprio chama de “anarquismo epistemológico”.

Incomensurabilidade metodológica
Esta ideia foi desenvolvida a partir das rejeições de Kuhn e Feyerabend da visão tradicional de que uma característica distintiva da ciência é um método científico uniforme e invariável, que permanece fixo ao longo de seu desenvolvimento.

A ciência, entendida como historicamente orientada, desenvolve-se de acordo com as seguintes etapas: 1) Adoção de um paradigma e o amadurecimento de uma ciência. 2) O período de ciência normal. 3) O período de crise – ciência extraordinária.

Qual é a diferença entre conhecimento filosófico e científico? O conhecimento científico se baseia em comprovações de hipóteses a partir de experiências, enquanto o conhecimento filosófico tem caráter puramente racional e lógico e não precisa ser testado ou validado.

Com o princípio da falseabilidade, Popper estabeleceu o momento da crítica de uma teoria como o ponto em que é possível considerá-la científica. As teorias que não oferecem possibilidade de serem refutadas por meio da experiência devem ser consideradas como mitos, não como ciência.

Ceticismo é uma corrente filosófica fundada pelo filósofo grego Pirro (318-272 a.C.), caracterizada, essencialmente, por duvidar de todos os fenômenos que rodeiam o ser humano.

Falseabilidade ou refutabilidade é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto por Karl Popper nos anos 1930, como solução para o chamado problema da indução.

Já na introdução, Kuhn apresenta a seguinte definição: “Considero “paradigmas” as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”.

Resumo:A publicação de A Estrutura das Revoluções Científicas (1962) é considerada um ponto de inflexão na história da filosofia da ciência anglófona. Com essa obra, original e sugestiva, Thomas Kuhn (1922-1996) tornou-se um dos mais influentes filósofos da ciência do final do século XX.

A pesquisadora lembra que, mesmo com suas enormes conquistas, Dr Kerr se manteve como homem simples, no qual se destacavam seu notável caráter, sua integridade moral e altíssimo valor. “Um homem para ser admirado, respeitado, um exemplo a ser seguido. Dr. Kerr, uma pessoa inexplicável, inesquecível, insubstituível.

Em relação a crítica popperiana ao método indutivo e a natureza do método científico, podemos destacar a opinião de Popper de que, na ciência nenhuma teoria ou hipótese tem um caráter de ser permanente, irrefutável ou inalterável.

Resposta: 1- c) Para realizar a história da ciência, é preciso entender que as teorias antigas não são menos científicas que as teorias que surgiram depois.