Qual a diferença entre o pastel de nata e o pastel de Belém?

Perguntado por: sferrari . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Como falamos acima, o pastel de Belém é apenas aquele confeccionado na cidade de mesmo nome. Em qualquer outro local, falamos de pastel de nata.

Mais conhecido no Brasil pelo nome equivocado de Pastel de Belém, o Pastel de Nata é atualmente porta-bandeira internacional da irresistível doçaria tradicional portuguesa. Supera em popularidade o Pão de Ló e o Pastel de Santa Clara, sendo popular até na China e em diversos países asiáticos.

Sobremesa tradicional e uma das mais conhecidas da gastronomia portuguesa, o Pastel de Nata, conhecido também como pastel de Belém, numa referência ao bairro de Lisboa, é unanimidade entre os visitantes da Quinta do Olivardo, restaurante de São Roque que tem filial em São Paulo.

A nata é um creme de leite fresco com mais gordura. Pode ir em todas as receitas que levam creme de leite. A diferença é que ela não serve para bater chantilly.

Tecnicamente, o creme de leite corresponde corretamente à nata bruta, ou seja, ao excesso de gordura do leite, enquanto a nata é o creme de leite padronizado e pasteurizado, sendo um produto fresco e de consistência mais firme tendendo à pasta.

Total: R$7,00.

pastel de belém

Vídeo. O pastel de nata, também muito conhecido por pastel de belém, é um dos doces conventuais mais tradicionais de Portugal, com receitas centenárias e cheias de história.

Tanto que diariamente vende mais de 20 mil pastéis, saídos quentinhos do forno direto para as mesas dos clientes ávidos pela sua especialidade. A iguaria de receita ultra secreta é saboreado com açúcar e canela polvilhado e, com um café expresso, fica melhor ainda.

pastel de nata

O famoso pastel de Belém, também conhecido como pastel de nata, é um dos cartões de visita de Portugal.

Apesar de atualmente ser considerado uma iguaria da culinária do nosso país, o pastel tem origem asiática. Segundo pesquisadores, a ideia é que ele tenha se originado de duas especialidades: do tradicional rolinho primavera da culinária chinesa e do guioza japonês.

O pastel custa 1,05 euro a unidade e o expresso com leite sai por 1,50 euro. Achei o preço bem justo e até mais barato que alguns outros pasteis de nata que vi pela cidade. Imaginei que por ser o “único pastel de Belém” e um local bem turístico, o produto teria um preço mais elevado.

Tecnicamente a nata é um creme de leite padronizado e pasteurizado, sendo considerada um produto fresco e de consistência mais firme tendendo à pasta. Há, basicamente, dois tipos de nata: a do leite não-industrializado e a do industrializado.

R$ 6,29.

Você pode comê-los mornos ou em temperatura ambiente. No entanto, se sobrar, leve à geladeira em um recipiente hermético por até 2 dias.

Por ter um sabor neutro, ela pode ser utilizada em preparações de doces, salgados e até mesmo fermentados. A Nata é retirada do leite fresco de duas formas, gerando produtos diferentes que podem ser utilizados de formas diferentes.

Quando o leite não-pasteurizado é colocado em repouso por algum tempo, os glóbulos de gordura se deslocam para a superfície do leite, resultando na nata. Portanto podemos concluir que a nata é basicamente formada por gordura, por esse motivo ela é necessária na produção da manteiga, por exemplo.

De maneira alguma, mas é claro que deve ser consumida com moderação. Se isso for feito em uma dieta adequada, não deverá haver nenhum problema, portanto, as pessoas que estão com dúvida devem buscar auxílio médico e nutricionista. Ela, por si só, é bem saudável, mas pode ser gordurosa demais para algumas pessoas.

Nata da Agros, ganha o prémio de melhor nata para bater!