Qual a diferença entre o motor de alta é baixa rotação?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

O liquidificador industrial de alta rotação tem hélices que giram mais rápido e um motor menos potente. Ele é ideal para preparar alimentos líquidos, como sucos, vitaminas e milk shakes. Já o de baixa rotação é indicado para fazer cremes, pastas, sorvetes ou alimentos mais densos, como alguns tipos de massas.

Motor destinado para uso em Betoneiras, com sentido de rotação anti-horário.

A faixa de RPM ideal para economizar combustível pode variar de veículo para veículo, mas geralmente fica entre 2.000 e 3.000 RPM. Nessa faixa, o motor funciona de maneira mais eficiente e consome menos combustível.

Liquidificador Baixa Rotação
Como o nome já diz, sua rotação é mais lenta, em média 3.500 rotações por minuto, porém com um motor mais forte, em média 0,5 CV. Sendo assim é indicado para massas, cremes, maioneses e muito mais pois precisa de força para bater e homogenizar o alimento.

1700

Motores de baixa rotação tem RPM em torno de 1700 e são conhecidos como motores de 4 polos.

Motor de baixa rotacao 1700 rpm.

Em termos comparativos, os motores de 2 polos conseguem atingir até 3600 rpm, e os de 4 polos 1800 rpm.

A função de um inversor é variar a frequência da rede que alimenta o motor e, assim, alterar a velocidade de rotação desse motor.

Rotação: ~ 3.600 rpm.

Assim, quanto maior a cilindrada de um motor, mais chances da potência ser maior também. Normalmente, os carros de passeio têm quatro cilindros. Se cada um deles tiver meio litro de capacidade volumétrica, a cilindrada total do motor será de 2 litros, ou seja, é o tal carro “2.0”.

Motor 2.0: costuma ter um espaço interno maior, além de ser mais tecnológico. Esse é definitivamente o tipo de motor com o maior consumo de combustível por quilômetro rodado, mas também é o motor mais potente. Ele atinge altas velocidades e faz ultrapassagens com mais facilidade.

Registre a RPM do motor
O 1º passo para fazer a avaliação do motor da moto é verificar o número de rotações por minuto (RPM) que ele executa na sua velocidade máxima. Claro, é possível acelerar a máquina sem converter tudo em movimento, o que te dá mais uma opção para medir a potência do motor.

Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.

Qual a marcha que gasta mais gasolina? Não existe marcha que faça o veículo reduzir o consumo de gasolina. Contudo, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante (entre 40 e 70 km/h) e opte pela quinta marcha em terrenos planos.

Usar a marcha certa: como mencionado anteriormente, a marcha mais alta é a que normalmente consome menos combustível. Remover objetos desnecessários: o peso extra no carro pode aumentar o consumo de combustível, então retire objetos desnecessários do carro.

Carro falhando em baixa rotação
Além da bateria de carro, outro aspecto que pode manter o motor falhando em baixa rotação é a má qualidade de combustíveis. Por consequência do combustível ruim, a tendência é que as impurezas causem problemas em outras peças, como os filtros, cabos, bombas e velas do motor.