Qual a diferença entre o milho safra e safrinha?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Logo, de modo geral e em anos normais, a safra significa condições mais propícias para a cultura e maiores produtividades. Por outro lado, a safrinha apresenta condições marginais de cultivo, contendo limitações que se traduzem em menores produtividades ou produção total.

O milho safrinha é o milho de sequeiro cultivado quase sempre entre janeiro e abril, normalmente depois da soja precoce, e seu cultivo predomina nas regiões centro-sul do Brasil.

Com isso, a safrinha costuma ser realizada no período que vai de janeiro a março, já com temperaturas mais elevadas. Em razão das condições climáticas não serem as melhores para o cultivo, a produção costuma ser menor e, assim, surge o termo safrinha.

Originalmente, o apelido safrinha fazia sentido devido às qualidades diminutas do ciclo de outono-inverno: tinha baixa produtividade, ocupava áreas menores/marginais e recebia pouca atenção e investimento tecnológico por parte dos agricultores.

A duração do ciclo em cultivo safrinha costuma ser de em torno de um mês a mais em comparação ao cultivo da primeira safra. Isso por que, na época do cultivo safrinha há redução da radiação solar e temperatura, principalmente no período final do enchimento dos grãos.

A melhor semente de milho para plantar é aquela que apresenta vigor alto e possibilidade de germinar rápida e uniformemente. A plântula deve crescer rapidamente quando em condições climáticas normais. Além disso, atributos genéticos e sanitários também são essenciais.

O plantio do milho safrinha costuma ocorrer geralmente em fevereiro, quando o volume de chuva começa a ficar menos frequente, diferentemente da safra de milho, cujo início de produção ocorre em meados de setembro e segue até fevereiro. A safra tradicional ocorre toda no verão, aproveitando o volume de chuva no país.

Tecnologias para o milho safrinha
O milho de segunda safra, hoje, é semeado bem cedo, logo após a colheita da cultura de verão. Dessa forma, os riscos da redução da disponibilidade de água (a seca) são menores, possibilitando uma colheita mais rica.

120 dias

Quantos dias dura a safra do cereal? A duração de uma safra de milho varia entre 85 e 120 dias. Esse é o tempo do ciclo completo da cultura, da semeadura à colheita do milho.

substantivo feminino [Agricultura] Intervalo entre uma safra e outra, entre um período de colheita e o próximo. [Agricultura] Período em que determinado produto agropecuário deixa de ser produzido, o que provoca aumento do seu preço no mercado. Etimologia (origem da palavra entressafra).

Safra é o período em que o plantio é feito, geralmente com a chegada das chuvas. Para a maior parte das culturas, a safra começa em outubro por ser uma época em que a temperatura, luminosidade e umidades estão favoráveis.

A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo. Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro.

Dentre as culturas produzidas em todo o mundo, o milho ocupa o primeiro lugar. Por ser um cultivo de clima mais quente, sua produção está vinculada às estações de primavera e verão.

Para o cana-de-açúcar, o 4º e último levantamento que encerra a safra 2022/23 está agendado para o dia 19 de abril. Já as divulgações das análises referentes ao ano safra 2023/24 estão marcadas para abril (26), agosto (17) e novembro (29), sucessivamente.

A ocupação de área de plantio onde havia entressafra permitiu duas safras cheias no mesmo ano agrícola. “Ao longo dos últimos anos, um dos fatores de incentivo ao milho segunda safra foi o trabalho na genética de soja, permitindo variedades precoces e superprecoces com bom potencial de produtividade.

De acordo com a Conab, a produtividade média de milho no Brasil foi de 4.366 kg/ha na safra 2020/2021.

Para resumir: a safra é a primeira safra; safrinha, a segunda. A entressafra fica entre o fim do último cultivo (da segunda safra, por exemplo) e o início da próxima safra.

O milho BRS Gorutuba é uma variedade de polinização aberta e ciclo superprecoce, apropriada para regiões onde o período chuvoso pode não ser longo o suficiente para que as cultivares precoces completem seu ciclo reprodutivo, sem redução do potencial produtivo.

Na safra verão 2021/2022, Valdir Jacoby superou em 231% a média obtida pelo Rio Grande do Sul na temporada de verão 2020/21, que foi de 91,2 sacas por hectare, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).