Qual a diferença entre o medicamento fluoxetina e sertralina?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A diferença principal está na metabolização no fígado, a fluoxetina é metabolizada em sua maior parte pelo CItocromo P450 2D6 enquanto que a sertralina pelo citocromo P450 2C19. Para efeitos colaterais recomendo conversar com o seu médico ou ler as bulas online.

A sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio da serotonina – conhecida como o hormônio da felicidade – no cérebro.

Como são os primeiros dias tomando sertralina? Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.

Ambos são antidepressivos (ISRSs), eficientes, diferentes apenas no efeitos indesejáveis, a fluoxetina dá mais colaterais do que a sertralina e ligeiramente menos eficaz.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Qual a função da fluoxetina? O medicamento age no cérebro, aumentando os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o bem-estar, o sono, o apetite e a concentração, dentre outras funções.

Sabe-se que um dos possíveis efeitos colaterais da sertralina é a perda de peso, embora o emagrecimento não seja tão significativo, variando de 0,5 a 1,0 kg. Como o medicamento controla a ansiedade, pode ajudar a pessoa a comer menos e, consequentemente, controlar seu peso ou até emagrecer.

O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Não há indicação na literatura médica para uso de sertralina associada a fluoxetina, exceto se você estiver em processo de troca “cruzada” de uma pela outra, onde esteja diminuindo uma medicação e aumentando a outra, caso contrário pode apresentar reações adversas graves como síndrome serotoninérgica por exemplo.

As reações adversas desse medicamento são náusea, diarreia, fezes amolecidas, perda do apetite, indisposição digestiva, tremor, tonturas, insônia, sonolência, sudorese, boca seca e retardo na ejaculação. Não é aconselhado dirigir ou operar máquinas após tomar esse medicamento.

Sim, pode sim. Durante a introdução ou logo após aumento da dosagem da sertralina pode ocorrer piora da ansiedade antes de ela começar a melhorar. Esse efeito pode ocorrer com quase todos os antidepressivos.

Geralmente a Sertralina é prescrita para ser tomada pela manhã, entretanto algumas pessoas podem apresentar sonolência com a medicação, nesse caso pode ser tomada a noite.

A fluoxetina é um dos principais remédios no combate a depressão. Além disso, é um medicamento que tem como finalidade aumentar os níveis de serotonina. Portanto, sendo o neurotransmissor responsável por regular sensações como o humor, bem-estar, sono, apetite, concentração, entre outras.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.