Qual a diferença entre o mal com Le mau com u?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Exemplos de “Mau”:
Aquele homem é mau (contrário: “é bom”) Hoje vai fazer mau tempo (contrário: “bom tempo”) O pai deu mau exemplo ao filho (contrário: “bom exemplo”)

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.

Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento. Mal ou mau humor? A forma correta é mau humor.

Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

O elemento mal deve ser seguido por hífen quando o segundo elemento iniciar por vogal, h ou l. Logo, aquele indivíduo que demonstra mau humor, irritação, agressividade, é mal-humorado, com hífen. É importante não confundirmos "mal" (que é o contrário de bem) com o adjetivo "mau" (que é o contrário de bom).

Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

O que é Fazer mal:
Fazer-mal é uma locução verbal de uso popular que significa: desonrar, deflorar, desvirginar.

mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

Diferença de “mais” e “mas”
Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

1 bem, certo, direito, acertadamente, corretamente, adequadamente, devidamente, satisfatoriamente, perfeitamente, lindamente, convenientemente, propriamente.

Observe: Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Mal é advérbio, antônimo de bem.

A frase com "menos bom" é a que soa menos natural das três. Parece uma forma pouco idiomática de evitar a possível conotação negativa de "pior". Existe uma implicação de que a qualidade do À Fartazana é, se não alta, pelo menos não baixa.

1. Nada mau. Expressão que significa melhor do que se esperava razoável. Nada mau seu primeiro desenho!

10 defeito, deficiência, deformidade, desvantagem, eiva, falha, fraco, fraqueza, imperfeição, inconveniência, mácula, mancha, pecado, problema, senão, vício. Maldade: 11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.