Qual a diferença entre o leite e o composto lácteo?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Para ser considerado um composto lácteo, o produto precisa conter pelo menos 51% de leite.

"O composto lácteo é um produto que tem que ter, pelo menos, 51% de ingredientes lácteos e o restante pode ser qualquer coisa, açúcar, aditivo alimentar ou outros ingredientes", recorda Laís Amaral.

A nutricionista do Idec concorda e acrescenta que o composto lácteo é um produto ultraprocessado, uma formulação criada pela indústria com ingredientes que não são adequados para crianças, como o açúcar, que não é recomendado até os 2 anos de idade.

O produto está ainda mais nutritivo! Além de vitaminas e minerais, a nova fórmula traz ainda outro benefício: adição de fibras. Por isso, sua classificação mudou de leite em pó para composto lácteo, seguindo as normas da legislação brasileira.

A fórmula infantil é fabricada para “imitar” o leite materno e é indicada principalmente para o primeiro ano de vida do bebê. Já o composto lácteo é para uma fase posterior do desenvolvimento infantil, e serve como complementação da alimentação quando for necessário.

Mas, respondendo à pergunta inicial do post: de uma maneira geral, preferimos o leite de vaca ao composto lácteo. É claro que tudo vai depender de cada caso, entretanto, com uma alimentação balanceada, é possível obter todas as vitaminas e os minerais do composto lácteo sem correr o risco dos ingredientes indesejados.

A nutricionista afirma que o leite integral é a melhor opção entre as três, visto que a quantidade de vitaminas nesse tipo da bebida é maior, enquanto as outras duas versões têm as vitaminas A, D, E e K em menor quantidade, consecutivamente.

De forma geral, não existe perda de nutrientes no alimento, de forma que o leite em tem os mesmo benefícios do leite comum.

que ele acaba perdendo a água e ficando só com o . o leite em pó integral. ele pode ser enriquecidos com vitaminas e adicionais. já o composto lácteo em sua composição tem fibras. vitaminas e outros tipos de gordura. o leite em pó tem 90% de leite.

NINHO® Fases 1+ é desenvolvido especialmente para crianças a partir de um ano de idade. Ele apresenta um teor específico de proteínas, assim como a adição de vitaminas e minerais, recomendados para essa faixa etária. Já o NINHO® Fases 3+ é desenvolvido especialmente para crianças de 3 a 5 anos.

Pela legislação brasileira, o composto lácteo tem como principal ingrediente o leite, além de outros ingredientes adicionados como vitaminas, minerais, fibra, entre outros. No caso do novo NINHO® Forti+ Instantâneo, o leite continua sendo o principal ingrediente e, além de vitaminas e minerais, adicionamos as fibras.

"Leite em Pó não é Composto Lácteo".

“Logo, o composto lácteo não é igual a uma fórmula infantil, em que os constituintes são determinados por uma agência regulatória como Anvisa”, detalha Rubens. Portanto, deve-se usá-lo apenas após os três anos de idade e com a orientação médica adequada.

Mas Dra. Kelly, nesse caso o composto lácteo é recomendado ou não? De acordo com nutricionistas e pesquisadores do Instituto de Saúde de São Paulo e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o uso deste produto é considerado desnecessário.