Qual a diferença entre o Impala e Opala?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Opala é nome de pedra preciosa. Mas, no carro, foi uma contração de Opel – marca da empresa na Europa – com Impala, um refinado modelo Chevrolet nos EUA.

No início dos anos 1990, com o governo Collor, a chegada dos importados iria acelerar o fim do Opala, e a GM reagiu rapidamente com o Chevrolet Omega. Com o lançamento da perua Caravan, em 1975, o Opala estava em plena forma.

O Chevrolet Opala é um automóvel fabricado pela General Motors do Brasil entre 1968 e 1992. Com sua aparência elegante e desempenho confiável, o opala tornou-se uma das marcas registradas da GM no Brasil.

Com esses números, o Opala Comodoro acelerava de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos e atingia a máxima de 165 km/h, números chamativos para um modelo que nasceu na metade dos anos 1970.

Com o lançamento da linha Opala, foram disponibilizadas duas versões, a básica, denominada Standard, que a partir de 1971 teve o nome alterado para Especial, e a Luxo.

O mais raro dos Opalas. No Salão de São Paulo de 1972, uma das estrelas que brilhavam no estande da Chevrolet era o conceito Las Vegas, um estudo da marca baseado no Opala Gran Luxo, feito exclusivamente para o evento.

Yellow Black Lethal

Até hoje, nas competições de arrancada, Scort utiliza o mesmo carro, que ao longo dos anos recebeu várias modificações na estética e mecânica e se transformou no Yellow Black Lethal (YBL), o Opala mais rápido do Planeta.

1 – A origem do Opala Comodoro
O modelo foi fabricado de 1968 até 1992 e conquistou o público pelas suas particularidades, pelo seu design e por outros tantos aspectos, que fizeram com que ele se tornasse um dos carros mais queridos da montadora.

16 de abril de 1992

O último Opala saiu da linha de montagem no dia 16 de abril de 1992. Este símbolo da General Motors do Brasil, primeiro carro de passeio da marca aqui e lançado em 1968, finalmente dizia adeus depois de uma trajetória de sucesso, sob lágrimas e lamentos de operários inconformados da fábrica de São Caetano do Sul.

Agora, o Opala aspirado mais rápido do Brasil possui nada menos que 521,54 hp nas rodas! Efetuando as devidas correções, o motor 6 cilindros em linha da equipe Allen possui mais de 625 hp! No fim de semana de 30 de setembro a 2 de outubro, aconteceu o 1º Festival de Arrancadas de Barueri (SP).

Na média o Opala consumiu 4,8 km/l de gasolina no ciclo urbano e 7,9 km/l na rodovia.

Carros antigos: conheça melhor o Opala. O Opaça foi o primeiro veículo de passeio fabricado pela Chevrolet, foi produzido de 1968 até 1992. Marcou a história do Brasil e acompanhou gerações.

Porém a manutenção é fácil, qualquer pessoa com habilidades faz. Normalmente o carro não te deixa na mão. Da época em que um alicate e um arame resolvia quase tudo no carro. Não se trata de defeito, mas de manutenção de um carro antigo.

Para o ano seguinte, 1992, chegava o atrasado câmbio manual de 5 marchas nas versões 4.1.

Reservas no Brasil
A opala também é encontrada no Brasil, municipío de Pedro II (Piauí), localizado ao Nordeste do Estado. A opala é a Gema oficial da Austrália.

Com quatro marchas e bloqueio do conversor de torque, proporcionava maior velocidade máxima e silêncio nota 10: baixíssimos 68 decibéis a 100 km/h.

Continuar lendo O que é a pedra opala?