Qual a diferença entre o idealismo e o materialismo?

Perguntado por: iferreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Enquanto o idealismo centra-se na procura por entidades metafísicas, transcendentes e imateriais, como ideia, conceito ou forma, o materialismo afirma a existência apenas daquilo que está presente materialmente.

A proposição de que o finito é ideal constitui idealismo. O idealismo da filosofia consiste em nada além de reconhecer que o finito não tem um verdadeiro ser.

Materialismo é a atitude das pessoas que entendem que tudo é matéria e que têm uma vida voltada unicamente para as coisas materiais. Os adeptos do materialismo são chamados de materialistas.

O contrário de idealismo é: 1 realismo, materialismo.

Característica de quem é sonhador, visionário, ou que defende utopias. substantivo e masculino, feminino Pessoa seguidora do idealismo.

Entre os filósofos desse movimento, estão, Immanuel Kant, Johan Gottlieb Fichte, George Wilhelm Friedrich Hegel e Friedrich Wilhelm Joseph Schelling, dentre estes, o que mais se destacou foi Immanuel Kant, que foi responsável por desenvolvê-lo na Alemanha.

O materialismo é uma concepção filosófica que admite a origem e a existência humana a partir de uma condição concreta: a matéria. É uma corrente que acredita nas circunstâncias concretas e materiais como principal meio de explicação da realidade e seus fenômenos sociais, históricos e mentais.

O perfil idealista ou Mediador, tem grande foco nas coisas externas do mundo e no futuro, além de possuir uma sensibilidade bem desenvolvida, o que favorece seu lado intelectual e pensador. Em suma, os idealistas costumam examinar os fatos, com o objetivo de saber o motivo pelo qual as coisas acontecem.

No que diz respeito ao materialismo histórico, a linha central do pensamento marxista defendia que todo sistema econômico ou conceito de modo de produção estava associado a uma contradição que levava a seu desaparecimento e consequente substituição por outro sistema mais avançado de vida social e econômica.

Isso porque Hegel, grosso modo, era idealista, isto é, via a Razão como determinante da realidade objetiva, enquanto Marx era materialista e pensava justamente o contrário: que era o mundo material que condicionava a ideia que fazíamos dele.

É o materialismo histórico, uma das componentes fundamentais da filosofia marxista-leninista, que elabora a teoria geral e o método de conhecimento da sociedade humana como sistema, estuda as leis da sua evolução e a sua utilização pelos homens.

Origem do Materialismo Histórico
O materialismo histórico foi criado pelos filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

Materialismo é a concepção de mundo que considera o universo como sendo constituído exclusivamente de matéria e energia físicas, e de processos físicos que atuam sobre elas. Uma pessoa é materialista se seu modo de pensar baseia-se nessa concepção de mundo.

Para quem não está familiarizado com o assunto, a concepção materialista afirma que a matéria é essencial para a formação do ser humano, dos fenômenos naturais, sociais, históricos, mentais, culturais e de todas as coisas. Nesse sentido, a matéria precede o pensamento.

Realismo platônico ou idealismo platônico geralmente se refere ao realismo idealista da doutrina de Platão ou à sua teoria das formas. O realismo platônico postula a existência de Ideias universais como separada dos indivíduos, diferente do realismo aristotélico e em oposição ao nominalismo.

As principais escolas da filosofia moderna são: racionalismo, empirismo e idealismo.

Definição de Idealismo

  • Ontológico. A natureza da realidade é espiritual e a matéria é apenas uma ilusão incompleta de algo maior. ...
  • Gnosiológico. Cada ser humano entende a realidade de uma forma, uma vez que as pessoas são diferentes umas das outras. ...
  • Prático. ...
  • Platônico. ...
  • Transcendental. ...
  • Absoluto. ...
  • Imaterialista.

Entre os quatro tipos de personalidade, os idealistas são os mais entusiasmados. Com sua energia e fé no futuro, eles têm o talento de deixar as outras pessoas mais entusiasmadas também. Por ter um perfil sonhador e gostar de fazer planos de longo prazo, os idealistas são pessoas ideais para liderar longos projetos.