Qual a diferença entre o Dragão Ocidental e Oriental?

Perguntado por: ovieira2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O dragão oriental é um ser do bem, ao contrário do dragão ocidental que é visto como uma criatura maligna. Faz parte das tradições folclóricas e representa o elo que liga os homens às divindades celestiais. Segundo a lenda, alguns desses dragões habitam nas águas e controlam a chuva, os rios, lagos e mares.

Os dragões do oriente controlam a água nas nações de agricultura irrigada, já no ocidente, a imagem do dragão é retratada com fogo para mostrar o seu poder mítico. Em Hong Kong, o dragão é a marca da cidade, sendo usado como símbolo para promovê-la internacionalmente.

China

A figura do dragão – símbolo nacional da China – é o centro de uma nova polêmica no país.

A figura do dragão traz como simbolismo a sabedoria divina e a força indomável da natureza com poder destruidor e transformador. Essas significações também são personificadas em elementos naturais como o fogo, na cultura hindu, e a água, na mitologia chinesa.

Vermithor

O dragão escolhido por Daemon é o Vermithor, como confirmado pelo showrunner da série, Ryan Condal, em entrevista para o site Variety.

Hoje, os dragões são celebrados e reverenciados nas tradições budistas, taoístas e confucionistas como símbolos de força e iluminação. Dragões também aparecem nas religiões da Ásia Menor, mitos sumérios, sagas germânicas, crenças xintoístas e nas escrituras abraâmicas.

Ryu (ou Ryuu) significa “dragão japonês”, e remete a uma figura lendária muito apreciada na cultura nipônica.

O dragão coreano é uma criatura legendária na mitologia e no folclore coreanos. Embora geralmente comparável com os dragões chineses na aparência e no significado simbólico, os dragões coreanos têm propriedades culturais específicas que os diferenciam dos dragões em outras culturas.

Balerion foi um dos cinco dragões escolhidos por Aenar Targaryen para Pedra do Dragão durante a Perdição de Valíria. Ele foi o maior de todos os dragões Targaryen, tendo durado mais de 200 anos.

Ancalagon

Ancalagon (sindarin: mandíbulas que apressam do anc 'mandíbula', alag 'impetuoso') foi criado por Morgoth durante a Primeira Era para ser o maior e mais poderoso de todos os dragões, e o primeira alado dos 'dragões de fogo'.

Os dragões não existiram nem existem na vida real ou ao menos não com as características que mencionamos. Eles foram produto de narrações mitológicas que formam parte de tradições milenares em diferentes culturas, mas, por que os dragões não existiram?

O dragão azul não é um animal raro, mas a sua aparição é, apesar de ele ser encontrado em mares tropicais como o do Brasil, Austrália e de países da África.

Além de ser uma marca da cultura chinesa, o dragão representa a sabedoria, a energia, a força e a prosperidade.

Na China, o dragão, ou lung, é depositário de todas as qualidades que almejamos: sabedoria, coragem, nobreza, força, beleza… Esse animal mítico é considerado um ancestral comum, uma entidade do próprio caráter do povo chinês. Um símbolo de boa fortuna onipresente, com totens espalhados por todo o país.