Qual a diferença entre o CR e o CAC?

Perguntado por: jvieira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O CR é o documento que comprova que você está autorizado a desempenhar a atividade de Atirador Desportivo, Caçador ou Colecionador, ou CAC, que é a sigla utilizada para os Atiradores que contemplam todas essas atividades em seu Certificado de Registro.

O CR traz inúmeros benefícios ao seu detentor (CAC), que em sua maioria são proibidos ao cidadão comum. Entre eles, a permissão para transportar armas, adquirir armas de calibre restrito e caçar legalmente o javali e seus híbridos.

Colecionador, Atirador e Caçador (CAC): É a pessoa física que tem a autorização para praticar as atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça utilizando arma de fogo.

O CR é o documento que comprova que você está autorizado a desempenhar a atividade de Atirador Desportivo, Caçador ou Colecionador, ou CAC, que é a sigla utilizada para os Atiradores que contemplam todas essas atividades em seu Certificado de Registro.

O Certificado de Registro, CR, é o documento que lhe dará direito a adquirir armas de diversos calibres pelo Exército Brasileiro no sistema do Sigma, e, guias para participar de treinos e campeonatos de tiros. Possui validade de 03 (três) anos e pode ser emitido em diversas categorias diferentes.

A nova norma resguarda o CAC, que pode dizer, durante a madrugada, estar voltando de um clube de tiro. Além disso, autoriza um colecionador a andar com a arma municiada.

Com a aprovação da lei, estes desportistas, que passam a ter reconhecido o risco da atividade, podem ser autorizados a ter porte de arma, ter direito à defesa”, explica o deputado, que também é CAC.

357 Magnum você pode comprar pistolas 9 mm pistolas calibre 45 você pode comprar. shot Guns tá que são o que. as calibre 12 cara tem muita opção boa de arma para você comprar no Brasil aí você.

Aumento do limite de compra de armas pelos CACs: caçadores registrados poderiam comprar até 30 armas, enquanto atiradores, até 60. Aumento da quantidade de munições que os CACs podem adquirir por ano: de mil para 2 mil.

Pela legislação atual a idade mínima para tirar o CR é de 18 anos, mas somente com idade igual ou superior a 25 anos poderá comprar e registrar uma arma de fogo em seu nome. Quem ainda não possui 25 anos pode frequentar e utilizar as armas do próprio clube, conforme recomenda a legislação.

dez anos

Os Certificados de Registro (CR) de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) expedidos a partir de 08 de julho de 2019 são emitidos com validade de dez anos e devem ser renovados na mesma periodicidade, conforme a legislação vigente.

Atualmente, o porte de armas é proibido em todo o território nacional, salvo exceções, como Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública, Vigilância Privada etc. Há, ainda, a possibilidade do Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) transportar o armamento até o local de realização da atividade.

§ 2º Fica garantido o direito de transporte desmuniciado das armas dos clubes e das escolas de tiro e de seus integrantes e dos colecionadores, dos atiradores e dos caçadores, por meio da apresentação do Certicado de Registro de Colecionador, Atirador e Caçador ou do Certicado de Registro de Arma de Fogo válidos.

emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

Para ser CAC só é preciso obter o Certificado de Registro (CR), que tem validade de dez anos e custa R$ 100 para ser concedido.

A prova teórica será composta de 20 (vinte) questões objetivas, acerca dos temas: a) Normas de segurança: 06 questões; b) Nomenclatura e funcionamento de peças: 06 questões; c) Conduta no estande: 03 questões; d) Legislação Brasileira sobre armas de fogo (Lei 10.826/03 e sua regulamentação): 05 questões.

Sendo que o prazo de emissão de CR do Exército Brasileiro é de 60 dias ou no máximo em algumas regiões 120 dias.

Entre 60 e 90 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este é um serviço do(a) Comando do Exército . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Segundo a legislação, atualizada por decreto de Bolsonaro, todo CAC tem permissão para levar uma arma municiada e para pronto uso no trajeto de sua casa até seu clube de tiro e na volta do mesmo.

O artigo 61 da Portaria 150 do COLOG de 5 de dezembro de 2019 autoriza o CAC a portar 1 arma curta quando em deslocamento para treinamento (chamado também de “Porte de Trânsito” e vulgarmente apelidado de “Porte Abacaxi”):