Qual a diferença entre o conhecimento a posteriori e o conhecimento a priori?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.

Em Filosofia, a locução a priori faz referência ao conhecimento adquirido sem contar com a experiência, que se adquire mediante a dedução. A investigação do homem em torno do conhecimento é antiga. Várias teorias filosóficas tentam desvendar os problemas.

A priori e A posteriori para Kant
No caso “a posteriori”, Kant dizia que a falsidade ou a verdade devem ser a base para a experiência. Nesse caso, é possível dizer por exemplo que alguns pássaros são azuis. O filósofo com sua análise conseguiu alcançar um objetivo duplo.

Juízos sintéticos a posteriori são aqueles em que o predicado vai se relcionar ao sujeito por uma síntese; têm por base a experiência. Juízos sintéticos a priori são aqueles em que o predicado não é exraído do sujeito, mas pela própria experiência como algo novo; têm por base a razão.

Raciocínio que utiliza o método exatamente contrário ao do argumento a posteriori. É o argumento dedutivo, que parte do geral para o particular, da causa para o efeito. Não se funda nos fatos ou em dados concretos, mas na razão e na regra abstrata.

locução adverbial Partindo do que é anterior; a partir de dados ou fundamentos anteriores: a priori, toda criança deve estar na escola. [Por Extensão] Que não depende da experiência, da prática: a priori, o remédio deve funcionar. [Por Extensão] Através de suposição: a priori, o projeto deverá ser entregue amanhã.

George Berkeley

Alberto da Saxônia, um lógico do século XIV, escreveu sobre conhecimento a priori e a posteriori. George Berkeley,o filósofo irlandês esboçou a distinção em seu Tratado sobre os princípios do conhecimento humano, de 1710, embora os termos já fossem bem conhecidos nesta época.

Para Kant, o conhecimento a priori é o o conhecimento adquirido de forma independente da experiência. O conhecimento a posteriori é o conhecimento adquirido através da experiência. A origem do conhecimento a priori é a sensibilidade, e do conhecimento a posteriori na experiência, conceituação e observação.

A priori é uma locução latina que significa “à primeira vista” (de acordo com o que é anterior). É usado para realizar uma demonstração que descende da causa ao efeito, da essência de algo às suas propriedades. Também se refere àquilo que se realiza antes de examinar o assunto de que se trata.

Duas formas de conhecimento
Filósofos como Aristóteles e posteriormente os escolásticos medievais diferenciavam duas fontes de conhecimento: a razão e a experiência. A partir da razão podemos chegar a conclusões sem necessidade de nenhuma observação empírica e, portanto, trata-se de um conhecimento a priori.

Os a priori são a antecipação da forma de uma experiência possível em geral. E transcendental refere-se às estruturas a priori da sensibilidade e do intelecto humanos, sem os quais não é possível nenhuma experiência de nenhum objeto.

Como diz Kant a razão é anterior à experiência (a priori). Já os conteúdos que a razão conhece e com os quais pensa dependem da experiência. “Assim, a experiência fornece a matéria (os conteúdos) do conhecimento para a razão e esta, por sua vez, fornece a forma (universal e necessária) do conhecimento.”[4].

Em Kant, categorias são conceitos a priori (a priori: que antecede a experiência) pelos quais é possível reduzir um múltiplo de sensações desordenadas da experiência a uma unidade inteligível, permitindo assim o conhecimento (CRP B 143).

DEFINIÇÃO DE CONHECIMENTO PURO E CONHECIMENTO EMPÍRICO. Immanuel Kant denomina a priori o conhecimento independente da experiência e distingue-o do conhecimento empírico, denominado por ele a posteriori (decorrente da experiência).

O juízo a posteriori é o caso em que há dependência da experiência e das impressões dos sentidos. Devemos notar que não existe um juízo analítico a posteriori, pois, como é possível deduzir um conceito já contido no sujeito que só surgirá da experiência?

Para facilitar a compreensão, nos deteremos nos seguintes tipos de juízo: o juízo de fato, o juízo de valor e os juízos kantianos.