Qual a diferença entre o capitalismo industrial comercial e financeiro?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A diferença é nas suas bases econômicas: o capitalismo industrial se baseia no aumento da produção industrial para obter lucros, enquanto que o capitalismo financeiro se baseia na especulação e em investimentos de capital, sem necessariamente produzir algo, para obter lucro.

O capitalismo financeiro é caracterizado pela expansão do mercado de ações e da especulação financeira. O capitalismo financeiro é a terceira fase do capitalismo, que surgiu no século XX, caracterizada pela financeirização da economia e pela integração entre a atividade do mercado financeiro e as grandes empresas.

Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista, corresponde a um tipo de economia em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.

Fases do capitalismo
Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo) – do século XV ao XVIII. Capitalismo Industrial ou Industrialismo – séculos XVIII e XIX. Capitalismo Financeiro ou Monopolista – a partir do século XX.

As principais características do capitalismo financeiro são:
- Busca de lucros expressivos no mercado financeiro, através da negociação de ações, moedas, derivativos e outros produtos financeiros; - Fortalecimento do sistema de empréstimos e financiamentos para aquisição de bens (imóveis, carros e outros produtos);

Sendo assim, os países que adotaram o capitalismo comercial buscavam acumular riquezas através da proteção econômica local e armazenamento dos metais preciosos (metalismo) que conseguiam por meio da troca comercial com outros países.

Nesse novo modelo de capitalismo financeiro, o capital gira e se valoriza sem produzir nenhuma mercadoria. O abandono da produção real fomenta, ao longo de anos, o desemprego e a miséria que aflige grande parte da população.

O que é Capitalismo industrial:
Antes a economia girava em torno de práticas mercantilistas de compra, venda e troca de especiarias, metais e produtos agrícolas. Com o processo de industrialização, a economia foi dominada pela produção em massa e a indústria se tornou o principal setor econômico.

O capitalismo é dividido em quatro grandes fases, sendo elas a comercial, industrial, financeira e informacional.

Capitalismo Industrial
A grande quantidade de trabalhadores empregados nas fábricas e a difusão do pensamento econômico liberal, desenvolvido por Adam Smith, também foram elementos característicos desse contexto, que se estendeu até o final do século XIX e o início do século XX.

As fases do capitalismo foram: o capitalismo comercial, capitalismo industrial e o capitalismo financeiro.

Podemos citar três fatores correspondentes às diferenças entre as etapas do sistema capitalista: o nível que atingiu, o pensamento evidente da época e a forma com que se expande pela sociedade.

O grande filósofo, economista e revolucionário alemão do século 19 acreditava que o capitalismo era radicalmente instável. Ele tem uma tendência intrínseca de produzir avanços e fracassos cada vez maiores, e no longo prazo, ele estava destinado a se autodestruir. Marx saudava a autodestruição do capitalismo.

De forma geral, podemos compreender o desenvolvimento do capitalismo em três etapas: comercial, industrial e financeiro.

A partir de 1870 surge uma nova forma de Capitalismo, o capitalismo financeiro ou capitalismo monopolista, esse surgimento foi uma das principais mudanças econômicas da História Contemporânea.