Qual a diferença entre o botijão azul e prata?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

De fato, os botijões pintados têm um aspecto um pouco melhor que os da cor prata, mas não existe nenhuma diferença na qualidade ou na segurança em botijões de gás de qualquer cor. botijão de gásgás de cozinhamarcas de gás de cozinhaQual o gás do botijão azul?

Nacional Gás: prata; Consigaz: azul ciano; Liquigás: cinza.

Dentro do botijão, o propano e o butano são os gases dominantes que formam o GLP. O propano, mais leve que o butano, é responsável pela chama azul e queima primeiro. Já o butano, mais pesado, queima por último, resultando em uma chama amarelada.

O gás liquefeito de petróleo tem abastecimento a granel, pode ser facilmente achado e pode ser armazenado, permitindo ser estocado, além de possuir eficiência superior ao gás natural. O gás de cozinha garante maior durabilidade dos equipamentos e menor custo de manutenção.

Por exemplo, se o GN custar R$ 3,00/m³ e o GLP custar mais que R$ 3,78/kg o GN vale mais a pena. Porém, se custar menos, o GLP é a melhor escolha.

Todas as empresas distribuidoras de GLP estão adotando a diferenciação de seu produto pela cor. A Ultragaz adotou a cor Azul, a SHV-Supergasbras escolheu a cor Dourada, a Copagaz está mudando para a cor Verde, a Liquigas adotou a cor Chumbo e a Nacional gas manteve a cor Prata.

Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.

A cor azul é a marca da Ultragaz. Ela é garantia do cuidado que todos os botijões da companhia recebem quando chegam às suas bases.

De fato, os botijões pintados têm um aspecto um pouco melhor que os da cor prata, mas não existe nenhuma diferença na qualidade ou na segurança em botijões de gás de qualquer cor.

Em suma, o botijão dourado tem maior durabilidade, reduzindo a manutenção dos equipamentos. Consequentemente, ele também é muito mais econômico em relação a outros combustíveis e/ou a energia elétrica. O que faz dele a melhor opção na hora de comprar o gás ideal.

Você sabia que segurança tem cor? No botijão azul da Ultragaz, você pode confiar.

As ondas que partem da letra G simbolizam a transição para matriz energética e inspiram potência e fluidez ao mesmo tempo. A paleta de cor preserva a história de Ultragaz, trazendo o azul como cor predominante, e novos tons de ciano e verde reforça sustentabilidade e novas energias.

Existem atualmente no Brasil basicamente 7 tipos diferentes de botijões de gás, com vasilhames que armazenam 2kg, 5 kg, 8 kg, 13 kg, 20 kg, 45 kg e 90 kg.

No ano passado, o grupo Ultra, dono da marca Ultragáz, adquiriu a Shellgás e passou a liderar o segmento, com participação de 24,4%. A Shellgás tinha 4% do mercado.

Um botijão de gás de cozinha de 13 kg dura cerca de 50 dias, dependendo da quantidade de uso. Se a medida for em horas, aceso, um botijão de gás GLP de 13 kg duraria cerca de 40,4 horas.

até 15 anos

No entanto, considera-se a vida útil de um botijão até 15 anos após sua data de fabricação – que obrigatoriamente consta no produto. A requalificação é obrigatória para botijões que atingem 15 anos de fabricação.

2 meses

O botijão como mencionado acima mais comum de ser vendido é o de 13 Kg e levando em consideração em duas pessoas (casal) em uso baixo diário pode durar até mais de 2 meses! Importante saber que o tipo e tamanho de queimador influencia nesse gasto, quanto maior o queimador maior o consumo de gás de cozinha.

GLP

Assim, o GLP tem como trunfo a sustentabilidade. Seu custo-benefício também é muito interessante. Devido ao alto poder calorífico, o gás GLP apresenta melhor desempenho e permite fazer mais gastando menos.

Cozinhe em fogo baixo
Manter as chamas altas por mais tempo apenas acarreta maior consumo de gás. Por isso, o ideal é deixar o fogo alto somente até o ponto em que a água começar a ferver, e depois diminuir. O fogo alto faz com que mais água evapore durante o cozimento, o que resulta num consumo maior de gás.

Todo botijão de gás deve trazer um lacre sobre a válvula. Esse lacre não pode estar violado e deve apresentar, também, a marca da distribuidora. Recuse botijões muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.