Qual a diferença entre o Balanço Patrimonial e Balanço Social?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Enquanto o Balanço Patrimonial resume em valores os Bens, Direitos e Obrigações Patrimoniais de uma Empresa, o Balanço Social resume, também em valores, as ações e compromissos da Empresa com a Sociedade.

o Balanço Social tem por objetivo demonstrar o resultado da interação da empresa com o meio em que está inserida. Possui quatro vertentes: o Balanço Ambiental, o Balanço de Recursos Humanos, Demonstração do Valor Adicionado e Benefícios e Contribuições à Sociedade em geral.

De maneira geral, o O Balanço Social é uma forma de a empresa prestar contas à sociedade da sua gestão econômico-social, especialmente focando em seu relacionamento com a comunidade. Portanto, ele apresenta o resultado da organização com relação à responsabilidade social.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.

O patrimônio da sociedade é o conjunto de valores de que esta dispõe. Nesse patrimônio existem valores ativos – tudo o que a sociedade tem (dinheiro, créditos, imóveis, móveis etc); e valores passivos – tudo o que a sociedade deve (títulos a pagar, saldo devedor de empréstimos, folha salarial, impostos devidos).

Quais são os tipos de balanço contábil?

  • Balanço Patrimonial Ativo.
  • Balanço Patrimonial Passivo.
  • Patrimônio Líquido.

Todas as empresas de capital aberto na bolsa são obrigadas a divulgar seu balanço patrimonial. Então, os acionistas e demais interessados conseguem se basear em seus dados na hora de tomar decisões.

O Balanço Social surgiu em meados da década de 60 nos Estados Unidos da América, quando as empresas pressionadas pela população americana resolveram publicar relatórios com suas ações sociais, de forma a adquirir mais prestígio e recuperar a imagem desgastada das empresas que subsidiavam a guerra contra o Vietnã.

O Balanço Social tem como usuários diversos grupos, desde empregados, gestores, acionistas, clientes, fornecedores e governo, até a sociedade como um todo.

Todas as empresas optantes pelo Simples Nacional devem manter a contabilidade, balanços e tributos em dia dessa forma ficam dispensadas de fazer o balanço patrimonial. As empresas que vão participar de Licitação Pública, são obrigadas a terem o balanço patrimonial atualizado.

Também estão previstos os balanços de empresas de peso no Ibov, como a própria B3 (B3SA3), JBS (JBSS3), Hapvida (HAPV3), Localiza (RENT3), CPFL (CPFE3) e Natura (NTCO3). Divulgam seus resultados, ainda: Locaweb (LWSA3), Marfrig (MRFG3), Oi (OIBR3), Azul (AZUL4), BRMalls (BRML3) e Petz (PETZ3), entre outras.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

O que são balanço patrimonial e DRE? Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

O capital social nada mais é do que um valor contábil que passa a ser gerado como resultado de lucros acumulados e diminui à medida que dividendos são emitidos aos acionistas. Já o patrimônio, de acordo com o artigo 91 do Código Civil, são as relações jurídicas dotadas de valor econômico.

O patrimônio público é um conjunto de bens, direitos e valores que são compartilhados por toda a população de um país, estado ou município. Dentro disso, estão incluídos bens materiais, como edifícios que sediam serviços públicos, escolas, postos de saúde, praças, monumentos, entre outros.

O patrimônio pessoal é o conjunto de bens e direitos de uma pessoa, enquanto o patrimônio líquido é o valor do patrimônio pessoal subtraído das dívidas e obrigações. Por outro lado, o patrimônio líquido é o valor do que a pessoa realmente possui, levando em consideração as dívidas que ela tem.

O balanço patrimonial é capaz de dizer bastante sobre o potencial de uma empresa e o que ela tem passado. Uma das principais forma de analisá-lo é através do cálculo de indicadores utilizando dados que podem ser coletados no demonstrativo.

Como fazer balanço patrimonial?

  1. Determine o período de análise do balanço patrimonial. ...
  2. Determine os valores de ativos da empresa. ...
  3. Determine os valores de passivos da empresa. ...
  4. Faça o levantamento do valor de patrimônio líquido. ...
  5. Monte o balanço patrimonial.

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...