Qual a diferença entre o Balanço Patrimonial e a DRE?
Enquanto o balanço patrimonial permite o levantamento preciso de ativos e passivos, o DRE apresenta o resultado financeiro do exercício, a partir da relação completa de receitas e despesas do negócio sob o regime de competência.
Qual a diferença do balanço patrimonial?
O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil e representa uma foto da companhia ao término do exercício, com um levantamento dos seus ativos e passivos. A DRE, por sua vez, apresenta a relação de receitas e despesas da empresa, trazendo o resultado do exercício (lucro ou prejuízo).
Como fazer o Balanço Patrimonial e DRE?
Como fazer balanço patrimonial?
- Determine o período de análise do balanço patrimonial. ...
- Determine os valores de ativos da empresa. ...
- Determine os valores de passivos da empresa. ...
- Faça o levantamento do valor de patrimônio líquido. ...
- Monte o balanço patrimonial.
Como fazer um Balanço Patrimonial e uma DRE?
Como fazer o balanço patrimonial em 5 passos
- 1 – Determine um período. ...
- 2 – Pontue seus ativos. ...
- 3 – Pontue seus passivos. ...
- 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
- 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.
O que faz parte do Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa: os ativos; os passivos; o patrimônio líquido.
Qual é o objetivo do DRE?
Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...
Qual é o objetivo do Balanço Patrimonial?
Balanço patrimonial, ou balanço contábil, é uma demonstração contábil cujo principal objetivo é apresentar a situação contábil e financeira de uma empresa, dentro de um período específico.
O que deve constar no DRE?
Para isso, vamos retomar a estrutura nuclear de uma DRE: Receita de Vendas - tudo que a empresa vendeu ao longo do exercício. (-) Custos - quanto custaram os produtos ou serviços vendidos para a empresa pelas métricas de CPV/CMV/CSP. (=) Resultado Bruto (Lucro Bruto) - o que sobra das receitas menos os custos.
Como é a estrutura de uma DRE?
A estrutura de DRE é constituída por um relatório contábil elaborado juntamente com o Balanço Patrimonial, que descreve, de forma vertical e resumida, as operações financeiras de uma empresa em determinado período de tempo. Ela apresenta o resultado líquido, que pode ser lucro ou prejuízo.
Como se faz um DRE?
Quais são os passos para elaborar uma DRE?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
O que não entra na DRE?
É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Quais são os três componentes do balanço patrimonial?
3, o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido. O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
Quais são os 3 principais grupos de contas do balanço patrimonial?
O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).
Qual a diferença entre ativo e passivo no balanço patrimonial?
Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).
Como entender a DRE?
A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.