Qual a diferença entre o analógico E o digital?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.

Um sinal é denominado analógico quando reproduz uma informação através da variação de algum parâmetro, de forma análoga à informação original.

O sinal analógico de TV é formado por um sinal contínuo que varia em função do tempo, ou seja, um sinal que não apresenta quebras de valores.

Sistema digital
Os sinais digitais de televisão não são transmitidos por antenas terrestres, mas sim por satélite. Dessa forma, o padrão digital não sofre tanto com as oscilações, pois não viaja por tanto tempo. Assim, esse sistema é mais estável e oferece melhor qualidade de áudio e imagem.

Sensores digitais são dispositivos que emitem uma tensão em seu sinal de saída que representa o nível digital a ser medido, podendo assumir somente dois valores: 0 e 1, que podem ser interpretados como aberto e fechado, ou falso e verdadeiro.

Uma entrada digital é capaz de ler nível alto (5V) e nível baixo(0V) em sua entrada. Essa funcionalidade é usada para ler estado de botões, sensores, e dispositivos que em suas saídas apresentam 2 estados.

O passo a passo da migração é o seguinte: verificar se há disponibilidade do sinal em sua região, adquirir uma antena UHF conectada à TV para que El receba o novo sinal, conseguir um conversor digital (em caso de modelos muito antigos ou daquelas TV's de tubo) e, finalmente, sintonizar os canais de forma digital.

Para processar sinais analógicos usando circuitos digitais, deve-se efetuar uma conversão para essa última forma, a digital. Tal conversão é efetuada por um Conversor Analógico-Digital ("A/D converter" ou ADC).

O multímetro analógico tem em seu interior um imã permanente fixado a sua bobina móvel, onde o seu ponteiro é colocado. Ao passar uma corrente elétrica pela bobina, um campo magnético é criado. Este campo reage com o campo do imã permanente fazendo o ponteiro se movimentar no mostrador.

Ao comprar uma TV nova, procure sempre pelo selo DTV, se essa etiqueta estiver na sua TV, o aparelho já está preparada para receber o sinal digital, só falta instalar a antena.

Para captar o sinal da TV digital não é suficiente ter apenas o conversor. É preciso também investir na antena apropriada para a transmissão. Embora o modelo mais utilizado seja o UHF, em alguns casos também é possível receber a programação digital em uma combinação com a VHF.

O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.

Disponibilidade do digital: O sistema digital SatHD ou da parabólica digital pode ser captado em qualquer localidade, seja urbana ou rural, através da antena parabólica. Se você tiver mais dúvidas, converse com um antenista.

O motivo pode ser a posição do aparelho. Para ajudar os telespectadores com esse tipo de dúvidas, o site TV Globo Digital mostra para onde a antena deve ser apontada. Basta acessar o endereço, no www.redeglobo.globo.com/tv-digital, ir até o menu “cobertura digital” e clicar em “confira a cobertura”.