Qual a diferença entre o alho brasileiro e o chinês?

Perguntado por: hmagalhaes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O alho que tem a túnica, aquela membrana que envolve o dente, branca ou levemente violeta, vem lá da China. Já o alho que tem a túnica arroxeada é nacional, mas como a natureza pode nos surpreender, a coloração da membrana pode variar e o alho brasileiro também é encontrado com a túnica branca.

Alho chinês
O alho branco chinês não possui faixas arroxeadas (é todo branco), tem uma cabeça mais leve que fornece uma quantidade menor de dentes. Estes, por sua vez, têm um sabor mais leve e adocicado.

"A melhor forma de absorver e potencializar o princípio ativo do alho é consumindo-o cru. O ideal mesmo é picar alguns dentes, aguardar 10 minutos e colocá-los sobre uma couve crua picadinha ou sobre qualquer salada de sua preferência", afirma.

Por que comer alho cru é saudável? Essa é a melhor forma de consumir o alho, porque ele possui um importante composto chamado alicina, que combate doenças cardíacas e colabora para prevenir o câncer.

Os chineses consomem alho cru para equilibrar o sabor forte da carne de porco. Assim como para tirar proveito de suas propriedades medicinais.

O alho roxo tem um sabor mais forte, sendo considerado mais picante e, consequentemente, dando mais sabor quando usado. Enquanto o sabor do alho branco é mais suave, sendo mais próximo ao adocicado.

2 - PANORAMA MUNDIAL
A Ásia é o principal produtor, com 87% do total (somente a China de- tém cerca de 75% da produção no mundo) (Ta- bela 1).

Ajuda a eliminar células cancerígenas. Ajuda a manter os níveis de colesterol bom na corrente sanguínea. Aumenta os níveis de gorduras saudáveis para o organismo. Possui antioxidantes e flavonoides que combatem o envelhecimento.

Já o alho que tem a túnica arroxeada é nacional, mas como a natureza pode nos surpreender, a coloração da membrana pode variar e o alho brasileiro também é encontrado com a túnica branca. A diferença — quase que imperceptível está nas pequenas faixas roxas ou rosas que surgem pela túnica do alimento nacional.

Segundo a legislação brasileira só existem dois tipos de alho no mercado brasileiro, o branco (nobre) e o roxo (tropical), mas o alho chinês se denomina “Super White” e “White”.

“A principal diferença está no sabor. Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o 'melhor do mundo'”, explica. De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo.

Muitas vezes, o alho branco tem mais dentes que o alho roxo. O alho roxo também conhecido como "hardneck", tem menos dentes, mas geralmente são maiores. Ele possui um odor e um sabor mais leve. Não armazena bem como o alho branco, mas mantém o seu gosto por mais tempo após o cozimento.

Não existem contraindicações no consumo de alho na forma natural, como em chás e alimentação em geral. Mas a utilização de alho em forma de cápsulas deve ser prescrita e acompanhada por um médico.

O alho é um alimento com altíssimo valor nutritivo e, como se não bastasse, contém poucas calorias. Isso quer dizer que, se consumir dois dentes por dia, estará a ingerir muitos nutrientes com poucas calorias. O alho está repleto de vitamina B6, vitamina C, selénio, fibras e manganês.

O alho ainda tem se mostrado ser capaz de combater a bactéria Helicobacter pylory, a maior causa de dispepsia, câncer gástrico e também de úlceras gástricas e duodenais.

O alho contém polióis e alguns sacarídeos que são muito pouco absorvidos pelo nosso trato intestinal. Em consequência, essas substâncias atraem moléculas de água para o intestino e são fermentadas pelas bactérias, gerando os gases responsáveis pelo inchaço.

Mas, para garantir todos esses benefícios, o melhor é consumi-lo cru. Isso porque o alho cozido perde a maioria de suas propriedades. As altas temperaturas diminuem a eficácia de seu ativo mais importante: a alicina.

O consumo diário de alho em jejum pode, a longo prazo, proteger o corpo mediante problemas de saúde, como certos tipos de câncer, diabetes e depressão. O alho é rico em antioxidantes e nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico para prevenir infecções e doenças.

Por que os chineses são mais magros? Além de por questões genéticas, a maioria dos especialistas destaca que a dieta equilibrada e baseada nos hábitos de saúde taoístas e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantêm essa população no peso ideal.