Qual a diferença entre nódulo e tumor no rim?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O nódulo no rim é uma massa de tecido que se forma por causa da multiplicação inadequada de células. Elas se multiplicam de um modo diferente de como deveria ser, e isso leva à formação de um aglomerado de células que dá origem a um tumor (benigno ou maligno).

Cistos e nódulos renais são lesões que podem surgir nos rins e, eventualmente, estão associados a doenças graves, inclusive comprometendo a função renal. Entretanto, na maioria das vezes, são do tipo simples, ou seja, cistos benignos que raramente complicam.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

O cisto simples não oferece risco para a saúde e não evolui para uma doença maligna. São raros os casos em que um cisto simples pode trazer algum problema. Já os cistos complexos merecem maior atenção e investigação.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

O tratamento dos nódulos renais com suspeita de malignidade pode ser um tratamento cirúrgico, onde, atualmente, a principal cirurgia feita é a cirurgia que remove apenas o nódulo e preserva o rim, preservando sua função que também é importante!

Carcinoma de células renais claras, CCRC
Esse é o tipo mais comum de neoplasia renal.

O fato de que o câncer de rim tem cura também se estende para os pequenos pacientes. As chances dos tratamentos serem bem-sucedidos rondam, novamente, em torno dos 90%, segundo o Inca.

Crescimento – nódulos pulmonares cancerosos tendem a crescer muito rapidamente com um tempo de duplicação médio de cerca de 4 meses, enquanto nódulos benignos tendem a permanecer do mesmo tamanho ao longo do tempo. Calcificação – nódulos do pulmão que estão calcificadas são mais susceptíveis de ser benigno.

Exame de urina.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/02/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Quanto à composição física do nódulo, como foi citado anteriormente, casos de nódulos maiores de 3 centímetros de diâmetro , com superfície irregular e baixa calcificação indicam probabilidade de tumor maligno.

Tumor se refere a um crescimento celular anormal em qualquer parte do corpo. Nem sempre, entretanto, esse aumento de volume corresponde a um câncer. Há tumores benignos, que não são câncer, tais como certas lesões na pele, alguns tipos de pólipos no intestino e miomas.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

Há pacientes em que a doença evolui de forma lenta durante anos, enquanto outros apresentam crescimento rápido e disseminação em poucos meses.