Qual a diferença entre nódulo e tumor na mama?

Perguntado por: onovais8 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

A principal diferença do câncer de mama para o fibroadenoma consiste nas características do nódulo. Geralmente, o câncer de mama se apresenta com formato irregular bordas e massa mal definidas e com aderência aos tecidos circundantes da mama, além de não serem maleáveis, estando fixos ao local.

Por exemplo:

  • Retração na pele da mama;
  • Mudança no formato do mamilo;
  • Pele da mama avermelhada;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos, que pode ser até mesmo sangue;
  • Presença de nódulo na mama, geralmente indolor;
  • Muita coceira na mama ou no mamilo.

Quais sintomas um tumor benigno pode manifestar?

  • Nódulos.
  • Sangramentos;
  • Dor de cabeça, tontura ou problemas na visão;
  • Perda de apetite ou de peso;
  • Dores e desconfortos no local onde surgiu;
  • Dificuldades na respiração.

Como a mulher pode perceber a doença? O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

O aparecimento de nódulos palpáveis na mama pode ter inúmeras causas. As mais comuns estão associadas a alterações fibrocísticas, que consistem em variações normais da textura mamária. Essas alterações geralmente somem sozinhas e são relacionadas com o ciclo menstrual.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

Devemos ficar atentos, entretanto, se houver rápido crescimento do nódulo, surgimento de rouquidão persistente, mudança no timbre da voz e dificuldade para deglutir. Esses sintomas podem estar relacionados com nódulos malignos.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.

Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela. Por mais que o autoexame ajude no diagnóstico de um câncer, ele não é totalmente confiável, já que detecta tumores em estágios já bastante avançados (só são percebidos por estarem já bastante grandes).

Sempre que for notado um caroço palpável na mama, é necessário realizar uma avaliação minuciosa para entender a causa. Vale lembrar que o surgimento de um caroço na mama não significa, necessariamente, que se trata de um câncer de mama, mas é fundamental realizar exames para descartar essa hipótese.

A biópsia de mama também pode ser realizada após a identificação de nódulos durante a realização do exame físico ou em casos de outras mudanças visíveis, como alteração na cor, saída de secreções pelo mamilo ou descamações ou coceiras na região mamária.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.