Qual a diferença entre NIC 2 e 3?
Se a desordenação avança 2/3 proximais da membrana estamos diante de uma Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau II (NIC II) – Alto Grau. Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.
Qual o tratamento para NIC 2 e 3?
NIC 2-3. Todas as mulheres com lesões de alto grau (NIC 2 ou NIC 3) devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Deve-se cumprir rigorosamente os protocolos de conduta e as pacientes devem marcar uma consulta de seguimento 9 a 12 meses depois do tratamento (ver capítulos 12 e 13).
Quais as chances de NIC 3 ser câncer?
As NIC podem ser classificados em NIC I, II e III. A NIC III já é um câncer em estádio inicial com chance de cura se aproxima de 100% se tratada adequadamente.
Quem tem NIC 3 tem que fazer quimioterapia?
Se o seu médico descobriu uma NIC III no seu útero – também chamada de carcinoma in situ -, não se desespere! Nem sempre esse tipo de lesão evolui para um câncer. Mesmo assim, tenha cuidado. Todas as lesões desse tipo devem ser tratadas assim que forem descobertas.
O que significa lesão intraepitelial de alto grau 2 e 3?
Se a desordenação avança 2/3 proximais da membrana estamos diante de uma Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau II (NIC II) – Alto Grau. Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.
Quais são os sintomas do NIC 3?
Quais são os sintomas da infecção pelo HPV ou da NIC (neoplasia intra-epitelial cervical)? A infecção pelo HPV ou NIC geralmente não apresenta sintomas, algumas pessoas desenvolvem verrugas genitais e outras lesões na vulva, vagina, colo do útero e ânus que se não tratadas podem evoluir para câncer do colo do útero.
O que é NIC 3 de alto grau?
NIC 3 é um neoplasia intraepitelial de alto grau, também chamada de carcinoma “in situ”. NIC 3 é uma lesão pré-cancerígena, é uma lesão que se NÃO tratada adequadamente pode ser tornar um câncer.
Como é feita a cirurgia para retirada do NIC 3?
Como é feita a cirurgia
Durante o exame, a mulher é colocada em posição ginecológica e o médico coloca o espéculo para observar o colo do útero. Depois, usando um pequeno laser ou um aparelho semelhante a um bisturi, o médico retira uma amostra de cerca de 2 cm, que será analisada em laboratório.
Quem teve NIC 3 pode ter de novo?
As lesões de NIC 3 tem uma probabilidade de recorrência maior do que uma NIC 2 ou NIC 1 persistente.
O que causa o NIC 3?
Causa e diagnóstico
Normalmente, o oncócito é gerado pela infecção do Papilomavírus, chamado de HPV, que é o Papilomavírus Humano.
Quanto maior o NIC mais grave é o câncer?
De modo geral, quanto maior o grau de NIC, maior a probabilidade de progressão; é importante destacar, no entanto, que em muitos casos até mesmo lesões de alto grau não evoluem para o câncer, e podem até regredir.
Qual NIC é considerado câncer?
As lesões ditas de alto grau, NIC 2 e NIC 3, são precursoras do câncer de colo do útero. Após este diagnóstico, é indicado de avaliação do colo uterino com exame de colposcopia e biópsia. Posteriormente, se define a necessidade de tratamento cirúrgico.
Qual o tipo de cirurgia para NIC 3?
A conização é a forma mais adequada de tratamento das lesões precursoras do câncer de colo de útero (NIC 1 persistente por mais de 2 anos, NIC 2, NIC 3 e adenocarcinoma in situ). Esse procedimento reduz o número de casos e a mortalidade pelo câncer de colo uterino.
Quanto tempo uma lesão de alto grau virar câncer?
Cerca de 10% dos infectados apresentam a lesão que mais tarde evolui para a lesão pré-cancerosa, podendo ser dividida em diferentes graus que evoluem gradativamente. Dessa maneira, quando uma pessoa manifesta a ferida, pode levar de 5 a 10 anos para o câncer se desenvolver de fato.
Qual o tratamento para lesão de alto grau no colo do útero?
Quando se identifica uma lesão de alto grau no colo tem-se como objetivo removê-la. Para isso é utilizado um procedimento chamado exérese da zona de transformação que também é conhecido por CAF, conização, cone, LEEP e LLETZ.
É o homem que transmite o HPV?
O HPV é transmitido através do contato direto da mucosa ou pele durante a relação sexual. Homens e mulheres podem transmitir o vírus. Também existe a transmissão vertical (mãe e feto), que pode ocorrer pela saliva, auto-infecção ou pela infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados.