Qual a diferença entre negligente e imprudente?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções. Imprudência: A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela.

Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Um motorista que dirige em velocidade acima da permitida e não consegue parar no sinal vermelho, invadindo a faixa de pedestres e atropelando alguém, por exemplo, age com imprudência.

Age com imprudência o profissional que tem atitudes não justificadas, açodadas, precipitadas, sem ter cautela. É resultado da irreflexão, pois o médico imprudente, tendo perfeito conhecimento do risco e também ignorando a ciência médica, toma a decisão de agir, assim mesmo.

Alguns sinônimos de negligente são: lânguido, vagaroso, descuidado. Por outro lado, alguns dos seus antônimos são: diligente, cuidadoso, atencioso e aplicado.

Significado de Imprudente
adjetivo Sem prudência; que não tem cuidado ou cautela; descuidado. Desprovido de pertinência; despropositado.

Falta de prudência, cautela, cuidado: 1 insensatez, irreflexão, leviandade, inadvertência, imponderação, irresponsabilidade, inconsequência, leveza, facilidade, estouvamento, precipitação, temeridade, aturdimento, descuido, desatenção, negligência, incúria, inobservância, indiscrição.

Negligência é caracterizada pela ausência de precaução ou indiferença em relação ao ato realizado. Caracteriza-se por uma atitude negativa do agente que não faz algo que deveria, um estado de inércia, como, por exemplo, deixar uma arma de fogo ao alcance de uma criança.

Significado de Imprudência
Comportamento, ação ou discurso da pessoa imprudente. Particularidade ou característica de imprudente. Ação que se opõe ao que é prudente: o motorista cometeu imprudências. [Jurídico] Ação irresponsável; falta de observação àquilo que poderia evitar um mal.

Significa que sabe fazer a ação da forma correta, mas não toma o devido cuidado para que isso aconteça. Exemplo disso é o motorista devidamente habilitado que ultrapassa um sinal vermelho e, como consequência disso, provoca um acidente de trânsito.

Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Uma pessoa pode ser imprudente por ser extremamente proativa, porém sem o conhecimento técnico necessário. De modo geral o imprudente não mede consequências, ou seja, não se dá conta dos prováveis resultados de seu ato.

1 Qualidade ou caráter do que é imprudente. 2 Ato, comportamento ou dito que revela falta de cuidado ou de prudência. 3 Jur Falta involuntária de observância de precauções necessárias, a fim de evitar um mal ou a infração da lei.

A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.

É a inércia psíquica, a indiferença do agente que, podendo tomar as devidas cautelas exigíveis, não o faz por displicência, relaxamento ou preguiça mental.

Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém.

Que mostra negligência, desleixo, descuido: 1 desalinhado, desaplicado, desatento, desazado, descuidado, descuidadoso, descuidoso, desleixado, desmazelado, distraído, improvidente, omisso, relapso. Que atua com lentidão: 2 preguiçoso, indolente, vagabundo, lânguido, lerdo, relaxado, vagaroso.

21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

diz-se da pessoa que profere torpezas, mentiras, calúnias. || Linguagem impura 1. a que é eivada de barbarismos.

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.