Qual a diferença entre navio e fragata?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Fragata é um tipo de navio de guerra. O termo tem sido usado, ao longo dos séculos, para designar uma gama alargada de navios, com diferentes tamanhos e funções. Fragata USS Constitution da Marinha dos EUA. Lançada em 1797, é o navio de guerra mais antigo dos EUA ainda em comissão de serviço.

As corvetas possuíam menores dimensões do que as fragatas, embora também possuíssem três mastros de velame. Ao contrário das fragatas, as corvetas não dispunham de uma bateria inteira coberta de canhões.

Fragata Rademaker | Marinha do Brasil.

Das seis fragatas conhecidas como Niterói, duas delas acabaram por ser construídas no Arsenal, graças à transferência de tecnologia.

Com um comprimento de 145 metros, uma viga de 18 metros e uma capacidade de deslocação de 6.100 toneladas, o F110 é um dos navios que melhor se enquadra neste novo conceito de navio polivalente com uma elevada capacidade ofensiva e de sobrevivência.

Atualmente, a fragata Defensora está sediada na Base Naval do Rio de Janeiro, subordinada ao Comando do 1º Esquadrão de Escolta. O navio chega a Fortaleza neste fim de semana como parte das operações de patrulhamento do território marítimo brasileiro conhecido como Amazônia Azul.

Por exemplo, o construtor francês DCNS (atual Naval Group) vendeu uma fragata da classe FREMM ao Marrocos por US$ 676 milhões e as primeiras quatro fragatas F125 da Alemanha custam US$ 740 milhões cada.

Fragatas (Classe Niterói)

  • F41 - "Defensora"
  • F42 - "Constituição"
  • F43 - "Liberal"

Assim é o contratorpedeiro, destroyer ou destróier. Pelos mares, é usado como escolta para embarcações de grande porte numa esquadra naval ou comboio de navios. Cabe a ele monitorar e defender os demais dos desafetos. Contratorpedeiro é feito para atingir barcos torpedeiros, que carregam torpedos.

As quatro Fragatas inicialmente previstas serão escoltas versáteis e de significativo poder combatente, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças e destinadas à proteção do tráfego marítimo, podendo realizar missões de defesa, aproximada ou afastada, do litoral brasileiro.

PHM Atlântico - O maior navio de combate da América Latina.

Cruzador Protegido Almirante Tamandaré
Foi o maior navio de guerra até hoje construído no Brasil, com deslocamento de 4.500 toneladas.

A designação da patente refere-se ao facto de, em teoria, o capitão de fragata ser responsável pelo comando de uma fragata. Nos países de língua inglesa, a patente naval correspondente é designada "commander" (literalmente "comandante").

USS Gerald R

Considerado o maior navio de guerra do mundo, o USS Gerald R.