Qual a diferença entre multinacional e transnacional?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

Uma empresa multinacional é um tipo de empresa que, apesar de ter a sede em um determinado país, atua em diversos outros países ao redor do mundo.

O Fórum das Empresas Transnacionais Brasileiras (FET) é um grupo composto por empresas brasileiras com investimentos produtivos no exterior.

Resumo: As sociedades transnacionais são hoje uma realidade que desafia países hospedeiros de suas filiais ou subsidiárias e países sede de suas matrizes, pelo conflito de interesses que enseja entre os diversos agentes inseridos no processo de mundialização do capital.

Empresas Multinacionais são aquelas que têm sede num país, mas são financiadas e controladas por empresários de mais de um país. Essas empresas geralmente possuem uma matriz em seu país de origem e filiais em diversos outros países, a fim de expandir seus negócios e aumentar sua presença global.

Exemplos de Empresas Transnacionais
Claro que ao pensar em empresas transnacionais, logo vem à mente nomes famosos que tem como países de origem locais como Estados Unidos e Europa. Afinal, com certeza marcas como Coca-Cola, Apple, Puma, Nike e McDonald's são exemplos óbvios de sucesso global.

O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

Destas, 8 são governamentais, 177 nacionais privadas e 133 subsidiárias de multinacionais.

A 1ª Grande Multinacional Brasileira
A Petrobras tornou-se uma corporação transnacional de energia e com atuação em nível regional.

Entre as principais empresas transnacionais brasileiras estão Petrobras, Embraer, Natura, entre inúmeras outras.

As nações mais desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá, Japão e a União Europeia) abrigam a maioria das sedes das transnacionais, que instalam suas filiais em vários países, sobretudo nos subdesenvolvidos e nos emergentes.

A presença de empresas transnacionais tem causado enormes danos em muitas comunidades, especialmente a perda de territórios, da cultura e do patrimônio natural, sendo o maior deles a poluição do meio natural em decorrência destas atividades depredadoras do meio ambiente e geradoras de inúmeros conflitos socioambientais ...

As empresas transnacionais concentram um poder capaz de influenciar governos nacionais e condicionar relações entre países. Em razão do poderio econômico das transnacionais na economia global, é cada vez mais difícil para governos para governos estabelecer regras para a atuação dessas empresas.

O capital transnacional conecta-se e busca o controle de cada Estado no local em que atua. Assim, toma a aparência de nacional (em cada lugar), na medida em que constitui alianças com as frações de classe locais que possuem o controle na aparência.

Um dos primeiros benefícios é o próprio ambiente de trabalho. Em uma multinacional, é natural que pessoas de diferentes regiões e/ou países trabalhem para o alcance de certas metas. Nos corredores, por exemplo, você pode cruzar com estudantes em intercâmbio ou profissionais de outros países.

Essas grandes empresas costumam atrair os trabalhadores por oferecer oportunidades excelentes, tanto de crescimento profissional, quanto de salários mais altos, sem falar da grande chance de aprendizado e de alcançar mais visibilidade no mercado de trabalho.

Qual é a empresa mais valiosa do mundo em 2022? A empresa com maior valor de marca em 2022 é a Apple, segundo a Kantar BrandZ. Sozinha, ela acumula US$ 947 bilhões. Ela também figura em primeiro lugar quando o assunto é capitalização de mercado, chegando a incríveis US$ 2,6 trilhões.

Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresasque instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.