Qual a diferença entre monogamia é poligamia?

Perguntado por: nnascimento5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Tal qual a monogamia, poligamia vem do grego poli (muitos) e gamia (casamento). Se a monogamia é, segundo dicionários, o regime em que se pode ter apenas um cônjuge durante a vigência do casamento, a poligamia é o regime em que se pode ter mais de um cônjuge durante a vigência do(s) casamento(s).

A monogamia é uma forma tradicional de relacionamento que se baseia no compromisso de exclusividade entre duas pessoas. As pessoas que optam pela monogamia geralmente buscam um relacionamento estável, duradouro e com uma forte conexão emocional.

A poligamia foi oficialmente abolida em 1890 — há 118 anos. As pessoas que praticam a poligamia atualmente não têm relação alguma com a Igreja. 2. }

Apesar da poligamia não ser novidade no mundo, a legislação brasileira ainda não determinou definições concretas sobre a possibilidade de três — ou mais — pessoas oficializarem um relacionamento. “A lei não permite, mas também não proíbe.

"As mulheres em relacionamentos polígamos sofrem um risco maior de danos físicos e psicológicos. Elas enfrentam taxas mais altas de violência doméstica e abuso, incluindo abuso sexual", disse.

Camarões. A poligamia é legal em Camarões. O casamento com mais de duas esposas é visto como símbolo de riqueza e status para os homens e mais praticado nas áreas rurais do país. Diferentemente de outros países, os homens não têm limitação em relação à quantidade de esposas que podem ter.

No Catar, apenas os homens têm direito de ter mais de uma cônjuge. Sob a sharia, o país tem regras e leis restritivas em relação às mulheres. Lá, as cataris só podem se casar com autorização de um homem da família.

Tanto para os humanos quanto para os animais, ser monogâmico ou poligâmico tem seus pontos positivos e negativos. Por exemplo, parceiros múltiplos podem gerar problemas com a capacidade imunológica da prole, doenças sexualmente transmissíveis e conflitos sexuais.

A relação monogâmica ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro amoroso ou sexual, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período. Diz-se que uma pessoa é monogâmica, quando ela não se relaciona simultaneamente como mais de um parceiro.

Monogamia social refere-se a dois parceiros que vivem juntos, tem relações sexuais e colaboraram na aquisição de recursos básicos, como moradia, comida e dinheiro. Monogamia sexual refere-se a dois parceiros exclusivamente sexuais, que não têm outros parceiros sexuais.

Poligamia é um sistema onde o homem tem mais de uma mulher ao mesmo tempo, ou até mesmo, sendo menos comum, onde a mulher tem mais de um marido simultaneamente. Poligamia é um termo de origem grega, que significa muitos casamentos.

“Joseph teve várias esposas adicionais e autorizou outros santos dos últimos dias a praticar o casamento plural”, afirmou um documento da igreja intitulado “Casamento Plural em Kirtland e Nauvoo”, enfatizando que “estimativas cuidadosas colocam o número entre 30 e 40”.

religião mórmon

Na religião mórmon, o casamento com várias esposas foi permitido e recomendado – havia até a promessa de que o polígamo seria um rei no céu. Ante a pressão da sociedade americana, a poligamia sucumbiu e hoje a comunidade mormon pune, no seu seio, o homem (ou a mulher) que não for fiel à (ao) parceiro (a).

Em recentes casos o judiciário brasileiro reconheceu a união estável de mais de duas pessoas, embora a bigamia seja proibida por lei. No território onde hoje chamam de Brasil, existem povos em que não é incomum a prática da poligamia.

Com a maior disseminação da pauta de relacionamentos não monogâmicos, um termo que tem ganhado destaque é o famoso trisal, um “casal” formado por três pessoas.

Em 1890, o Presidente Wilford Woodruff, emitiu um Manifesto que interrompeu a prática do casamento plural na Igreja.

Na realidade, o poliamor sugere ser uma tendência pós-moderna, não mais do “sexo por sexo ou sexo puro” (Bauman, 2004), sem compromisso, vulgar e intensamente praticado do “ficar” ou “fast food”1 sexual na atualidade, mas o sexo que se mescla com algum conhecimento e envolvimento emocional dos parceiros.

A prática começou em 1831 com Joseph Smith, fundador da Igreja, mas tornou-se pública durante a época de seu sucessor, Brigham Young.

O casamento entre índios varia muito de tribo para tribo. A maioria das tribos são monogâmicas, entretanto os antigos tupinambás e os atuais xavantes admitem a poligamia. Alguns seguem a tradição de casamento grupal e outros permitem que se casem com membros da própria família.