Qual a diferença entre Moisés e Josué?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia. Mas antes de assumir a missão, ele foi preparado por Deus e aprendeu muitas coisas importantes, principalmente observando como Moisés se relacionava com o Senhor.

Deus dá a ordem para Josué e seu povo passarem pelo rio Jordão e conquistar Israel. Deus diz que nunca desamparará Josué e que fará o povo herdar a terra que prometeu dar aos pais de Josué. Mas pede que tenha o cuidado de fazer tudo de acordo com os mandamentos Dele.

Seja forte e corajoso foi a declaração de encorajamento que Josué escutou do próprio Deus. Ao dizer que Josué devia ser forte e corajoso, Deus estava animando e fortalecendo o líder hebreu que havia recebido a responsabilidade de conduzir o povo de Israel na conquista da Terra Prometida.

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.

8 Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.

Significado: Forma aportuguesada do nome hebraico Yehoshua, que significa "Deus é a salvação". Personalidade: Josué de Castro, médico e geógrafo brasileiro, foi estudioso da questão da fome e influenciou a geração de artistas do movimento Mangue Beat.

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

“Santificai-vos, porque … o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Com essa palavra Josué acreditava que no outro dia receberiam a vitória do Senhor. Por isso buscou a santificação antes. Sem a santificação não acontecem milagres.

1 E sucedeu depois da amorte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a bJosué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, está morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à aterra que eu dou aos filhos de Israel.

Deus anima Josué
Todo lugar em que puserem a planta do pé eu darei a vocês, como prometi a Moisés. O território de vocês irá desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, estendendo-se através de toda a terra dos heteus e até o mar Grande, na direção do poente do sol.

O Livro de Josué é anônimo. O Talmude Babilônico, escrito entre os séculos III e V, foi o primeiro a atribuir autores a vários dos livros da Bíblia hebraica: cada livro, segundo ele, foi escrito por um profeta e cada profeta foi testemunha dos eventos descritos no livro que leva seu nome, incluindo Josué.

“Não temas, porque eu sou contigo” é uma declaração de encorajamento que indica o cuidado providencial do Senhor para com seus filhos. O estudo bíblico dessa frase mostra que ela faz parte da profecia de Isaías acerca da soberania de Deus no governo da História e na redenção do Seu povo.

Josué conhecia o Senhor, era um homem de fé, confiando sua própria vida, pois ele sabia que Deus faria maravilhas por seu povo. Confiar em Deus com certeza é a maior lição deixada por Josué, em nossos dias quantas vez deixamos de confiar em Deus, pra fazermos do nosso jeito?

1245 a.C.

Josué se declara e morre nos braços de Aruna - A Bíblia.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

O livro de Josué é uma continuação dos cinco livros de Moisés (Gênesis–Deuteronômio) e descreve como o Senhor ajudou os israelitas a obter a terra prometida. O relato da conquista mostra que, quando os israelitas obedeciam estritamente aos mandamentos do Senhor, Ele deva-lhes a vitória sobre seus inimigos.

Josué devia estar ciente da lei que dizia que os filhos não seriam punidos pelos atos dos pais (ver Deuteronômio 24:16). Assim sendo, a morte dos filhos de Acã sugere que eles eram culpados dos mesmos pecados que o pai; do contrário, teriam sido poupados.