Qual a diferença entre modesto e modéstia?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A modéstia é considerada uma qualidade positiva, por estar de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos pela sociedade. Um indivíduo que pratica a modéstia é chamado de modesto, sendo caracterizado pelo seu modo de ser simples, despretensioso e humilde.

De acordo com o dicionário Michaelis, em português, modéstia é a simplicidade e a humildade, ausência de luxos, riquezas e ostentação. A modéstia também está relacionada com o pudor, compostura e decência. É estar de acordo com os padrões morais e também éticos impostos pela sociedade.

Quando alguém elogia uma pessoa modesta, essa diz algo do tipo “nem tanto”, “claro que não”, “você está exagerando” e afins. A falsa modéstia por sua vez ocorre, por exemplo, quando alguém tenta aparentar humildade, mas aceita claramente o elogio.

São Tomás de Aquino definiu na Suma Teológica a modéstia como a virtude que modera as matérias de menor importância e dificuldade, sendo anexa à temperança, a virtude principal que modera as coisas de maior dificuldade (as concupiscências dos prazeres do tato).

7 segredos incríveis para ser modesta sem parecer ultrapassada

  1. Não há um dress code de modéstia.
  2. Conheça seu corpo.
  3. Adapte o que pode ser adaptado.
  4. Não compre as coisas só por comprar.
  5. Planeje seu guarda-roupas.
  6. Evite caricaturas de modéstia.
  7. Compre com sabedoria e seja criativa.

O humilde olha o sucesso com satisfação porque ele. vê um caminho para si proprio. O modesto vê o sucesso com inveja porque ele sabe.

Ser muito modesto não é muito aconselhável, pois isso pode nos tornar invisíveis. O amor próprio e o sentimento de orgulho pessoal não são arrogância, e sim o reconhecimento justo que devemos a nós mesmos. Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

1 básica, simples, banal, comum, trivial, corrente, frugal, corriqueira, despretensiosa, comezinha. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que tem um tamanho reduzido: 2 pequena, humilde, acanhada, estreita, exígua, apertada, estreitada, encurtada, minúscula, ínfima.

substantivo feminino Que não expressa vaidade; que não age com superioridade em relação às próprias conquistas; simplicidade, humildade: recebeu o prêmio com modéstia. Moderação exigida por determinadas situações, deveres; sobriedade: modéstia diante dos perigos.

A modéstia exterior consiste em refletir em nossa vida – no modo de falar, de vestir, de olhar, de ouvir… – aquilo que está em nosso interior. Por isso, a verdadeira modéstia nasce de nossa experiência com Deus, de nossa oração de intimidade com Ele.

O termo moda modesta ou vestimenta modesta se refere a uma tendência da moda masculina e feminina de usar roupas menos reveladoras da pele, especialmente de uma forma que satisfaça suas necessidades espirituais e estilísticas por motivos de fé, religião ou preferência pessoal.

Modéstia Católica no Vestir
Apenas deve-se prezar para que não fique algo exagerado e escandaloso. A palavra-chave para a modéstia católica é o equilíbrio. Então, cuidando sempre do look completo para que fique equilibrado (cores, estampas, acessórios…) estaremos exercendo a temperança e assim, a modéstia.

Quem fez da modéstia uma virtude esperava que todos passassem a falar de si próprios como se fossem idiotas. O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita, através da qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não têm?

A modéstia é uma virtude moral, e uma parte da virtude da temperança, pelo qual uma pessoa traz moderação para suas ações externas e para dentro (na medida em que pode ser refletida por certos sinais exteriores), a fim de mantê-las sob o controle da razão correta (Summa Theologica, IIa IIae Q. 160, a.

No tocante à modéstia, claro, a regra de ser modesto é absoluta, e isso tenho sempre dito: não advogo a licitude de qualquer calça, mas da peça, em si mesma, como neutra, podendo ser modesta ou imodesta a depender do tipo de corpo, tecido, corte, das outras vestimentas que compõem o conjunto etc.

Antes de tudo, a modéstia é uma virtude, ou seja, uma qualidade ou inclinação para o bem. Um hábito que, repetido várias vezes, vai fazer com que incorporemos uma característica boa, que vai nos fazer pessoas melhores.

Entre as entrevistadas que professam a fé cristã pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Ipiranga, Missões, Batista), observou-se como a saia representa a ideia de modéstia e pudor, conforme determina a Bíblia, bem como o cumprimento doutrinal da religião.

A mulher modesta e elegante, revela a beleza através de suas roupas e seus gestos, gerando sentimentos de admiração e reverência. Portanto, a modéstia feminina no vestuário, trata não apenas de esconder, mas também de evidenciar a beleza, principalmente através da nossa própria imagem.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Uma pessoa humilde é alguém que não se considera superior aos demais, independentemente de suas realizações, talentos ou posição social. 13. Humilde. A pessoa humilde é modesta, simples e possui consciência de suas limitações e da capacidade de errar e acertar.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.