Qual a diferença entre modesto e humilde?

Perguntado por: aalvim7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A humildade significa ausência de arrogância e orgulho ruim. Ter modéstia é reconhecer suas próprias limitações e imperfeições, além de não expor desnecessariamente os seus talentos e habilidades.

A humildade é a capacidade que uma pessoa tem de perceber a si mesma e levar em conta a necessidade e o bem-estar das pessoas com quem interage, ao invés de focar em si.

A modéstia é considerada uma qualidade positiva, por estar de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos pela sociedade. Um indivíduo que pratica a modéstia é chamado de modesto, sendo caracterizado pelo seu modo de ser simples, despretensioso e humilde.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Uma pessoa humilde é alguém que não se considera superior aos demais, independentemente de suas realizações, talentos ou posição social. 13. Humilde. A pessoa humilde é modesta, simples e possui consciência de suas limitações e da capacidade de errar e acertar.

Ser muito modesto não é muito aconselhável, pois isso pode nos tornar invisíveis. O amor próprio e o sentimento de orgulho pessoal não são arrogância, e sim o reconhecimento justo que devemos a nós mesmos. Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

1 básica, simples, banal, comum, trivial, corrente, frugal, corriqueira, despretensiosa, comezinha. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que tem um tamanho reduzido: 2 pequena, humilde, acanhada, estreita, exígua, apertada, estreitada, encurtada, minúscula, ínfima.

A mulher modesta e elegante, revela a beleza através de suas roupas e seus gestos, gerando sentimentos de admiração e reverência. Portanto, a modéstia feminina no vestuário, trata não apenas de esconder, mas também de evidenciar a beleza, principalmente através da nossa própria imagem.

O contrário de humilde é: Contrário de modesto: 1 convencido, arrogante, metido, petulante, pedante, presunçoso, presumido, pretensioso, afetado, imodesto, orgulhoso, altivo, soberbo, esnobe, snob, enfatuado.

Humildade significa virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações. Já simplicidade demonstra qualidade, caráter daquele que é sincero; franqueza ou pureza. Embora semelhantes em certos pontos, são diferentes entre si, pois nem sempre uma pessoa humilde quer dizer que ela é simples, ou vice-versa.

1 modéstia, simplicidade, naturalidade, despojamento, despretensão, desafetação, frugalidade, singeleza. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Submissão e obediência: 2 submissão, obediência, respeito, acatamento, deferência, sujeição, passividade.

adjetivo Sem vaidade; que não possui presunção; despretensiosa. Que se expressa modestamente: fala modesta. Que não gosta de se expor nem de se mostrar; com pudor; recatada. Que se comporta com moderação, limitadamente; moderada.

Viver a modéstia é uma proteção contra um sem número de perigos. O cristão é chamado a proclamar a primazia do divino sobre o humano e deste sobre o animal.

A modéstia, como “ausência de vaidade (…); desprezo à ostentação; sobriedade; pudor; despretensão”, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é uma qualidade supostamente de alto valor na cultura ocidental – especialmente nas sociedades nas quais predominam os valores cristãos, como a brasileira.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra. Sendo que a Torá foi escrita por Moisés, poderíamos desconfiar desta afirmação. O que ela nos ensina, entretanto, é que a Torá foi ditada a Moisés pelo Criador.