Qual a diferença entre modalidade e linguagens artísticas?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A modalidade é uma categoria de significado linguístico que tem a ver com a expressão da possibilidade e da necessidade. Uma frase modificada, localiza uma proposta subjacente no espaço das possibilidades. A linguagem artística é a arte de utilizar a linguagem com proficiência para comunicar uma ideia.

Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.

As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

De modo geral, as Artes Plásticas, também chamadas de Belas Artes, incluem técnicas tradicionais de:

  • Pintura;
  • Desenho;
  • Gravura;
  • Escultura;
  • Cerâmica;
  • Tecelagem.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

As linguagens artísticas – auxiliam no desenvolvimento de habilidades artísticas nas crianças, portanto, são importantes para a reflexão, a apreciação e a produção durante o aprendizado.

Artes visuais: pintura, gravura, desenho, escultura, cerâmica, arquitetura, fotografia e cinema. Artes performáticas: música, teatro e dança. Artes literárias: produção de gêneros literários diversos, como prosa e poesia.

Resposta verificada por especialistas. Pode-se considerar que as principais linguagens artísticas estão presentes em duas grandes áreas, assim: Artes Visuais: pintura, desenho, escultura, gravura e instalação. Artes Cênicas: teatro, dança, música e circo.

A arte é a mais remota forma de transmissão de conhecimentos que o ser humano domina. Em que pese o anacronismo do termo para significar ações humanas recuadas no tempo, impossíveis de serem cabalmente compreendidas, pode-se considerar que tecnicamente arte é linguagem.

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

A Arte na BNCC está centrada nas seguintes LINGUAGENS: ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA e TEATRO. As linguagens artísticas são consideradas nas suas especificidades, mas entende-se, também, que as experiências e vivências dos sujeitos em sua relação com a Arte não acontecem de forma estanque ou compartimentada.

A linguagem visual é um fenômeno de cultura que se estrutura como imagem e se constitui como prática significante, isto é, prática de produção de sentido. A distinção que fazemos entre as diferentes linguagens não tem a intenção de excluir um ou outro modo de pensamento e comunicação.

Podemos considerar as manifestações artísticas como uma das primeiras formas de expressão humana. As mais remotas formas de arte registradas por historiadores são do período pré-histórico (ou seja, antes da invenção da escrita), mais precisamente do Paleolítico Superior (cerca de 30 mil a.C.).

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.