Qual a diferença entre milho transgênico e milho híbrido?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Ao contrário do milho transgênico, o híbrido não tem genes de outras espécies implantadas. Ele é produzido através do cruzamento de duas linhagens puras, que dão origem ao milho híbrido. O grão somente apresenta as características (maior produção de proteína, por exemplo) na primeira geração.

O milho transgênico
Apesar do grande sucesso alcançado por meio das diferentes técnicas utilizadas no melhoramento genético clássico, o processo de cruzamentos e fixação de novas características é trabalhoso, de baixa eficiência e demorado.

O que é milho híbrido? Milho híbrido é a primeira geração obtida através do cruzamento de linhagens puras, obtendo-se sementes com vigor híbrido, capazes de gerar plantas com produtividade superior.

Um transgênico é obtido pela inserção de um gene estranho no genoma de uma planta ou animal por meio de técnicas de engenharia genética. Um híbrido é obtido pelo cruzamento de duas linhagens puras em plantas ou animais.

Por exemplo, o milho híbrido simples possui produtividade elevada, mas custo alto. O híbrido duplo, por sua vez, possui custo mais baixo e produtividade também mais baixa.

Entre as principais vantagens dos alimentos transgênicos estão o preço baixo e uma maior durabilidade do produto. Porém, mesmo oferecendo benefícios, os riscos dos transgênicos são grandes, tanto para a agricultura quanto para a saúde do consumidor.

O que é milho GMO-FREE? É o milho livre de transgênicos ou milho convencional. Fornecedores de produtos de milho GMO-FREE (non-GMO) aprimoram continuamente seus processos de produção, por meio de certificações que comprovam o uso de matéria-prima não transgênica na elaboração de sua linha de produtos.

Nenhuma delas encontrou evidências de que os alimentos transgênicos possam causar câncer ou outras doenças em seres humanos ou animais. A conclusão, portanto, é de que os alimentos transgênicos são tão seguros para consumo quanto os que utilizam tecnologias convencionais para realizar o cruzamento de plantas.

Aumento das alergias
Quando se insere um gene de um ser em outro, novos compostos podem ser formados nesse organismo, como proteínas e aminoácidos. Se este organismo modificado geneticamente for um alimento, seu consumo pode provocar alergias em parcelas significativas da população, por causa dessas novas substâncias.

Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.

A melhor semente de milho para plantar é aquela que apresenta vigor alto e possibilidade de germinar rápida e uniformemente. A plântula deve crescer rapidamente quando em condições climáticas normais. Além disso, atributos genéticos e sanitários também são essenciais.

Milho transgênico é aquele que teve seu material genético modificado, pois recebeu DNAs de um ou mais seres que não se cruzaram de formas naturais. Essa alteração é feita por intervenção de técnicas da engenharia genética para gerar resistência a insetos.

Qualidades especiais do híbrido de milho
Se você semear os grãos colhidos, você terá redução no potencial da produtividade entre 15 até 65%, a depender do tipo de híbrido semeado. Além de grande variação entre plantas e perda de vigor, tudo o que você não quer para o seu cultivo.

Além dos milhos Bt, como são chamados os milhos transgênicos com a tecnologia comentada no parágrafo anterior, há também opções de transgênicos que podem ter outras tecnologias adicionais, como a RR e a Powercore (PW), que conferem às plantas de milho resistência ao uso de herbicidas específicos, como o Glifosato e o ...

De modo geral, todos os carros híbridos têm pelo menos 2 motores. Sendo um movido a combustão (motor tradicional, comum em carros abastecidos à gasolina e/ou álcool) podendo ser flex, ou movido à células de hidrogênio. De todo modo, o outro motor que acompanha a dualidade de propulsão do carro é o 100% elétrico.

Benefícios dos transgênicos

  • Otimização no uso de insumos.
  • Maior conservação do solo.
  • Aumento da produção de alimento a baixo custo.
  • Desenvolvendo uma planta transgênica.
  • Selecionando um gene.
  • Transformação genética em plantas.
  • Aprovação de plantas transgênicas.
  • Alimentos transgênicos são seguros.

De acordo com a Conab, a produtividade média de milho no Brasil foi de 4.366 kg/ha na safra 2020/2021. O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, com estimativa média de produtividade do nosso país de 5.443 kg/ha. Isso nas três épocas de produção, com aumento crescente da produção.

Em média os híbridos super precoces são colhidos com período inferior a 120 dias após a semeadura, já os precoces são colhidos entre 120 e 130 dias.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem buscado padronizar a classificação de precocidade de híbridos de milho com base no número de dias para que a planta atinja a maturidade fisiológica: Grupo I – Superprecoce: até 110 dias. Grupo II – Normal: entre 110 e 145 dias.