Qual a diferença entre metrópole nacional e regional?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Metrópoles regionais: assim como as nacionais, elas têm influência urbana restrita ao território nacional de um país, porém possuem menos população, serviços e influência, quando comparadas às metrópoles nacionais. São exemplos de metrópoles regionais: Campinas (Brasil), Vitória (Brasil) e Florianópolis (Brasil).

Podem ser metrópoles regionais ou nacionais, se possuírem influência a nível nacional. Já as capitais regionais apresentam uma importância menor que as metrópoles, mas possuem uma zona de influência em áreas urbanas e rurais. Os centros sub-regionais possuem uma zona de influência menor que as capitais regionais.

A região que recebe influência direta de sua metrópole é denominada região metropolitana, e é formada pelas cidades que estão no entorno da metrópole.

São Paulo é atualmente a maior metrópole brasileira, sendo a única classificada como uma metrópole nacional.

As metrópoles regionais brasileiras são: Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM).

Na pesquisa, São Paulo ocupa isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do País, como grande metrópole nacional. O instituto lembrou que esse centro urbano tem arranjo populacional de 21,5 milhões de habitantes em 2018 e representava 17,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016.

São Paulo, a maior delas, possui o status de grande metrópole nacional, enquanto Rio de Janeiro e Brasília compartilham o posto de metrópoles nacionais. As demais metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.

São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles. Entre as capitais regionais, são 32 novas cidades nessa categoria, totalizando 97.

Capitais Regionais – centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com alcance menor em termos de região de influência em comparação com as Metrópoles.

2) Capitais Regionais: São centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com nível inferior às Metrópoles e tendência de alcance menor em termos de região de influência e atratividade para comércio de bens e serviços em comparação com as Metrópoles.

Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e Manaus (AM) completam o grupo.

O termo metrópole é mais conhecido, sendo empregado para definir uma cidade grande em dimensões territoriais e populacionais e com relevante influência. Conurbação, por sua vez, é a reunião de cidades e seus subúrbios, enquanto megalópole é aplicado para definir o aglomerado de metrópoles conurbadas.

2) Metrópole Nacional: são grandes metrópoles que possuem um nível de influência apenas dentro do país. Exemplo: Belo Horizonte e Porto Alegre.

Com base nesse estudo, as metrópoles brasileiras foram subdivididas em três níveis: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole.

Explicação: O RJ tem uma enorme população, um grande mercado consumidor, e um grande produtor de riquezas para o Brasil. Já pendurou como capital por muito tempo, e é muito conhecida externamente, sendo que muitos acham que RJ ainda é a capital.

Tóquio

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições.

Resposta verificada por especialistas
A única Grande Metrópole Nacional é a letra "A", ou seja, São Paulo.

São Paulo

São Paulo: 464 anos da maior metrópole da América do Sul!

Porto Alegre e Curitiba são as duas grandes metrópoles nacionais da região Sul. Existem muitos centros urbanos bem constituídos que estão associados a uma relação forte com o setor primário. É a região de menor extensão do Brasil, menor do que o estado de Minas Gerais.

As metrópoles são cidades que exercem grande influência urbana em determinada região geográfica. São tipologias de metrópoles: metrópole global, metrópole nacional e metrópole regional. No Brasil, considera-se como classificação delas: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole.

Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.