Qual a diferença entre meloxicam e Maxicam?

Perguntado por: azanette . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Maxicam Plus é uma associação de um anti-inflamatório não esteroide com atividade inibidora seletiva da cicloxigenase-2 (COX-2) - o Meloxicam - com um condroprotetor com atividade reparadora de tecidos ósseos e cartilaginosos - o Sulfato de Condroitina A.

Jamais faça uso de Meloxicam ou de qualquer medicamento sem o conhecimento e a expressa orientação do médico veterinário que acompanha o pet. Medicamentos de uso humano devem ser utilizados com cautela em animais sob risco de efeitos colaterais desagradáveis.

Meloxicam 15,0mg Genérico Medley é um anti-inflamatório, destinado ao tratamento da artrite reumatoide e das osteoartrites. O tempo médio de início de ação do medicamento é de 40 a 45 minutos. Proporciona o alívio da dor e diminuição da inflamação devido doenças das articulações.

Indicação. meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite (doenças das articulações), aliviando a dor e a inflamação.

A duração do tratamento deverá ser estipulada de acordo com a gravidade do quadro. Nos casos agudos recomenda-se o tratamento por 05 a 07 dias. Nos quadros crônicos podem ser necessários tratamentos prolongados por um período máximo de 28 dias ou a critério do médico-veterinário.

O tempo médio para o início da ação é de 80 a 90 minutos após a ingestão.

O meloxicam possuiu uma ação mais prolongada que a prednisona, principalmente na diminuição da atividade da catalase, porém, nenhum deles apresentou vantagens na indicação no tratamento de ratos submetidos a trauma agudo de medula espinhal, empregando o cateter de Fogarty 2Fr.

Já os efeitos colaterais estão relacionados á gastrites difusas, erosões gástricas, ulcerações, gastroenterites hemorrágicas fatais, falhas renais agudas, lesões renais crônicas.

Maxicam 0,5 mg é indicado como analgésico, anti-inflamatório e antiexsudativo para cães e gatos, sendo especialmente indicado nas patologias dolorosas ou degenerativas, agudas ou crônicas, do aparelho osteomioarticular, tais como: osteítes, artrites, artrites reumatoides, osteoartrites, espondiloses, espondiloartroses ...

Diclofenaco (Voltaren e Cataflan)

O medicamento deve ser administrado em uma dose única a cada 24 horas.

Os mais indicados passam por: Firacoxibe e Galliprant. 2 – Analgésicos: também muito utilizado para alívio da dor e ação anti-inflamatória. O mais comum é o Tramadol de ação central, com dose oral associado com Dipirona para estimular o sinergismo.

A nimesulida é bastante prescrita em casos de inflamação de garganta enquanto que o meloxicam e etodolaco apresentam maior indicação nos casos de dores associadas à osteoartrite, artrite reumatóide, doenças degenerativas das articulações e espondilite anquilosante.

R$ 15,14.

Cada comprimido de 800 mg para Cães contém:

Meloxicam2 mg
Sulfato de Condroitina A400 mg
Excipiente q.s.p800 mg

Venda sob prescrição médica.

Anemia, hipersensibilidade imediata (alergia), tontura, vertigem (sensação de rotação), sonolência, aumento da pressão arterial, rubor facial (vermelhidão da face), hemorragia gastrointestinal oculta ou macroscópica (sangramento do aparelho digestivo, podendo ser fatal), gastrite (azia, dor e queimação do estômago), ...

Dosagem, frequência da administração e duração do tratamento A dose terapêutica para cães é de 0,2 mg de meloxicam/kg de peso vivo, a cada 24 horas, por 3 a 5 dias consecutivos.

Sobre o Produto. O meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite (doenças das articulações), aliviando a dor e a inflamação.

Você não deve usar meloxicam se tiver alergia a qualquer componente da fórmula, se teve asma, pólipos nasais (obstrução), inchaço da língua, lábios e garganta ou placas elevadas na pele, geralmente com coceira, após o uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios.